
Francisco Fontes vai disputar mais uma prova do “FPAK Júnior Team Ralis”, desta vez, no âmbito do Rallye Vidreiro – Centro de Portugal, que se realiza na próxima sexta-feira e sábado (17 e 18 de outubro). O piloto do Lancia Ypsilon HF Racing Rally6 vai fazer dupla com o histórico navegador, Nuno Rodrigues da Silva, e assume: “Quero ser ainda mais competitivo”.
Há 25 anos, Francisco ainda nem era nascido para ver o pai, José Pedro Fontes, a ser navegado por Nuno Rodrigues da Silva, no então Fiat Punto Kit Car. Mas a História está repleta de curiosidades. O navegador da Guarda vai ditar-lhe notas no Rallye Vidreiro Centro de Portugal e isto 30 anos depois de ter vencido a Taça FIA de Grupo N, do Campeonato do Mundo de Ralis.
Com apenas 18 anos e caloiro da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o Rallye Vidreiro – Centro de Portugal é só o quarto rali da carreira de Francisco Fontes.
A preparação começou no fim de semana anterior, com a participação no Viana do Castelo Rallye. “Terminámos a prova, que era o nosso principal objetivo, mas acho que evoluí bastante em estradas completamente diferentes daquelas que conhecia e estou mais confiante. No rali anterior tinha perdido um pouco de confiança”, explicou o piloto, que está a ser responsável pelo regresso da icónica marca Lancia aos ralis nacionais.
Em relação ao Rallye Vidreiro – Centro de Portugal, o jovem Francisco reconhece que as dificuldades e os desafios vão ser outros. “As estradas que vou encontrar são diferentes, mas acumulei experiência que vai ser importante. Quero continuar a somar quilómetros e a evoluir e, se possível, andar mais perto dos mais rápidos da minha categoria”, confidencia o piloto da Sports & You, que salienta ainda: “Mas tenho consciência de que o primeiro objetivo é terminar o rali e não apanhar sustos que me façam recuar”.