RegionalSul

Vitória de Carlos Martins em Albufeira com direito a título

CAMPEONATO SUL DE RALIS

Excelente prova a terminar a temporada de ralis foi a que se disputou em Albufeira. A derradeira prova do “regional” Sul trouxe mais uma vitória para Carlos Martins / Daniel Amaral e, consequentemente, o título nesta competição.

O fabuloso sol algarvio brindou todos os concorrentes do Rally Município de Albufeira, assistindo-se a uma prova muitíssimo bem disputada, com ritmo e competitividade. Desportivamente falando, esta prova teve, para além dos habituais concorrentes do Sul, alguns concorrentes extra, que vieram animar bastante o desenrolar dos acontecimentos.

O primeiro líder foi André Cabeças, no Citroën C3 Rally2, depois de ter vencido a concorrida superespecial noturna de Albufeira, mas no segundo dia Diogo Marujo, com o seu Škoda Fabia Rally2 Evo, venceu cinco troços consecutivos, abrindo uma vantagem de 32,7s na liderança para André Cabeças. Carlos Martins, no seu Ford Fiesta R5, conseguia intrometer-se nesta luta, sendo segundo classificado após as primeiras seis especiais, com mais 28,5s do que o líder. Um pouco mais atrás, ao volante de um Peugeot 208 Rally4, Ricardo Teodósio impunha-se claramente nas duas rodas motrizes, estando abertamente na luta pelo segundo lugar.

No 5º lugar aparecia Adruzilo Lopes, numa posição que já não lhe permitia chegar a Teodósio, tendo, por outro lado, ganho já mais de 25s a Fernando Teotónio, com o piloto do Fundão a estar atento ao que se passava à sua frente, nomeadamente com Carlos Martins, já que eram os dois primeiros nas contas do regional Sul.

Na derradeira fase do rali, com mais quatro especiais, Diogo Marujo manteve a mesma intenção, tendo ainda reforçado a liderança da prova, mas a três troços do fim deu um toque com o seu Škoda e perdeu mais de 57s, o que se traduziu na perda da liderança do rali para Carlos Martins.

Aliás, com este percalço de Marujo, subitamente o rali ficou preso na liderança de Carlos Martins por apenas 3,9s, com André Cabeças a poder espreitar a vitória à geral e Ricardo Teodósio, já a mais de 10s do primeiro lugar, mas mesmo assim a não baixar o ritmo. Marujo descia para o 4º lugar, Adruzilo Lopes mantinha-se em 5º e Fernando Teotónio em 6º, já qualquer deles com a posição aparentemente consolidada.

O penúltimo troço trouxe novo golpe de teatro na frente, com André Cabeças a furar e a perder demasiado tempo por não ter conseguido mudar a roda do Citroën, optando pela desistência.

Com vitórias nos dois derradeiros troços, Carlos Martins acabaria por vencer o rali com uma margem de 18,1s para Ricardo Teodósio. O piloto do Peugeot 208 Rally4 não pretendeu arriscar em demasia, até porque era muito difícil ir buscar Carlos Martins, piloto que, com este resultado, alcançava o título no regional Sul.

Depois do toque e com o carro com algumas mazelas, Diogo Marujo não mais voltou ao ritmo de prova inicial, terminando no terceiro lugar absoluto, precisamente na frente de Fernando Teotónio, que foi o segundo classificado nas contas do regional Sul, ficando com o vice-campeonato para si. Um problema mecânico no derradeiro troço com o seu Mitsubishi levou Adruzilo Lopes a arrastar-se até final da especial, perdendo muitíssimas posições (terminou em 25º).

Ainda nas contas do regional Sul, Vítor Teodósio, que também experimentou problemas no seu Mitsubishi, ficou no terceiro lugar (5º da geral), na frente de Luís Nunes.

Refira-se ainda o sétimo lugar da geral, que já é um “cliché”, fruto da excelente prestação de Diogo Mil-Homens, com o pequeno e voador Toyota Starlet, que terminou na frente de Renato Pita, com o Opel Corsa Rally4, de Vasco Tintim, no Renault Clio Rally5, e ainda António Correia, em 10º, no Peugeot 208 R2.

VENCEDORES DE TROÇOS (REGIONAL SUL)
Carlos Martins (9); Vítor Teodósio (1)

COMANDANTES SUCESSIVOS (REGIONAL SUL)
Carlos Martins (PEC 1 a 10)

CLASSIFICAÇÃO FINAL (ABSOLUTA)

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo