MundialWRC

Monte Carlo “extreme” com liderança de Solberg (1ª etapa)

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS 202

Oliver Solberg saiu de uma das mais duras etapas inaugurais da história recente do Rali de Monte Carlo com uma liderança inicial autoritária, numa quinta-feira à noite brutal nos Alpes franceses, onde neve, gelo, nevoeiro e escuridão se combinaram para criar condições extremas.

O piloto da Toyota Gazoo Racing dominou a traiçoeira classificativa de Esclangon / Seyne-les-Alpes para assumir o controlo do rali e, depois, geriu com segurança o final envolto em nevoeiro, terminando a primeira etapa com uma vantagem de 44,2 segundos sobre o seu companheiro de equipa Elfyn Evans, após três especiais.

Apesar das temperaturas negativas, da chuva intensa e das condições em rápida degradação, dezenas de milhares de adeptos alinharam-se ao longo das estradas alpinas, enfrentando os elementos para viver de perto a atmosfera única do Monte Carlo.

Evans foi o primeiro a atacar, vencendo a classificativa inaugural molhada de Toudon / Saint-Antonin, mas o rali deu uma reviravolta total na SS2. Disputada integralmente de noite e coberta de lama, neve e gelo vivo, Esclangon / Seyne-les-Alpes revelou-se decisiva, com Solberg a protagonizar uma exibição sensacional, sendo o mais rápido por uns impressionantes 31,1 segundos.

“Meu Deus, isto é a coisa mais louca que já fiz na minha vida”, admitiu Solberg. “No início estava a conduzir muito mal, mas depois, na neve, pensei: vou arriscar.”

A última especial da noite, Vaumeilh / Claret 1, trouxe ainda mais um golpe de teatro. O nevoeiro intenso reduziu a visibilidade a quase zero e, depois de apenas sete carros completarem os 15,06 km da prova, a classificativa foi interrompida por razões de segurança, sendo atribuídos tempos nocionais aos restantes concorrentes.

O campeão do mundo em título, Sébastien Ogier, foi o mais rápido entre os pilotos que conseguiram completar a especial antes da interrupção e subiu ao terceiro lugar da geral na paragem nocturna, mas Solberg conseguiu ainda assim aumentar a vantagem sobre Evans, segundo classificado.

“É incrível — um início incrível”, afirmou Solberg. “Preciso de respirar um pouco agora, porque foi a noite mais difícil da minha vida até agora. Foi muito divertido — desafiante, mas muito divertido.”

Atrás do duo da Toyota, Thierry Neuville recuperou de uma primeira especial penalizadora para a confiança e terminou a etapa no quarto lugar da geral, enquanto Adrien Fourmaux seguiu de perto em sexto, apesar de ter ido parar momentaneamente a uma valeta na SS3, numa altura em que o nevoeiro cerrado tornava difícil até perceber onde estava a estrada.

Uma das grandes histórias da noite de quinta-feira foi a estreia segura de Jon Armstrong nos Rally1. O piloto da M-Sport Ford surpreendeu tudo e todos com o terceiro melhor tempo na SS2 e terminou a primeira etapa no quinto lugar da geral, apesar de um pequeno excesso e de um toque num talude já perto do final da noite.

Takamoto Katsuta, da Toyota, foi sétimo durante a noite após adotar uma abordagem cautelosa nas primeiras especiais, privilegiando a sobrevivência à medida que as condições se agravavam. Logo atrás ficou Grégoire Munster, que lutou com problemas de direção assistida para manter o oitavo posto.

Mais atrás, Hayden Paddon, da Hyundai, concluiu a traiçoeira etapa inaugural no nono lugar da geral, enquanto os líderes do WRC2, Eric Camilli e Léo Rossel, fecharam o top 10.

As condições extremas também provocaram baixas precoces, com Sami Pajari e Josh McErlean a saírem de estrada e a abandonarem na SS2.

CLASSIFICAÇÃO 1ª ETAPA

1 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR YARIS Rally1) 43m10.3s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +44.2s
3 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) +1m08.6s
4 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +1m25.9s
5 Jon Armstrong/Shane Byrne (Ford Puma Rally1) +1m34.5s
6 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +1m44.8s
7 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +2m24.0s
8 Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai i20 N Rally1) +2m55.2s
9 Eric Camilli/Thibault de la Haye (Škoda Fabia RS Rally2) +3m31.2s
10 Léo Rossel/Guillaume Mercoiret (Citroën C3 Rally2) +3m46.5s

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo