
A Toyota fez rodar um GR Yaris Rally2 H2 Concept, no Mónaco, movido a Hidrogénio que demonstra, segundo a marca, a sua visão para o futuro do Mundial de Ralis.
Na Toyota, o desenvolvimento de carros de corrida e rali movidos a Hidrogénio (H2) continua em ritmo acelerado, e Akio Toyoda tem demonstrado regularmente a tecnologia para destacar o rápido progresso que está a ser feito.
Um bom exemplo, é a participação de Akio Toyoda no WRC Ypres Rally em agosto de 2022 num GR Yaris com motor a hidrogénio, no 100.º aniversário de Le Mans em junho de 2023 num GR Corolla H2 Concept e em muitas corridas Super Taikyu no Japão em protótipos GR Corollas a gás e hidrogénio líquido.
Agora surgiu a oportunidade de demonstrar o potencial do hidrogénio perante muitos intervenientes do desporto motorizado em Monte Carlo. “É uma grande honra poder conduzir no circuito do Mónaco num carro de rali a hidrogénio”, afirmou Akio Toyoda.
A motivação é clara: como garantir a dimensão emocional fundamental do ruído de alto desempenho num futuro neutro em carbono.
Akio continua: “O hidrogénio é um elemento muito importante no automobilismo e os motores a hidrogénio são extremamente adequados para as corridas. Espero que as pessoas compreendam a nossa intenção e nos apoiem nesta atividade para o futuro do automobilismo”.
Com programas de desenvolvimento já anunciados, o acordo sobre normas e regulamentos e um número crescente de participantes, a esperança é que o hidrogénio venha a ser uma parte fundamental do futuro do WRC, WEC e W2RC [World Rally, World Endurance e World Rally Raid].



