MadeiraRegional

Madeira 2026: vencedor é o que leva sempre mais pontos em cada prova

Campeonato de Ralis Coral da Madeira 2026

O regulamento desportivo do Campeonato de Ralis Coral da Madeira para 2026, prevê uma alteração substancial que há muito devia ter sido corrigida, por ser absurda, e que se prende com as classificações pontuais após cada prova.

Nos últimos anos, tendo acontecido em diversos ralis, o segundo classificado do rali poderia obter o mesmo número de pontos que o vencedor do rali.  Isto é, vencer ou ser segundo classificado, do ponto de vista dos pontos a atribuir, poderia ser a mesma coisa, já eram atribuídos cinco pontos extra. Para 2026, a diferença é que o regulamento prevê apenas a atribuição e três pontos extra, um pela vitória na derradeira especial de classificação e mais dois pontos para quem vencer o maior número de classificativas ao longo do rali.

Onde dado interessante e positivo no regulamento, atendendo que todas as provas são em asfalto, é que nos ralis do CRCM passam a ser obrigatórias as “Zonas de Aquecimento de Pneus” no início das especiais de classificação.

Outra boa novidade, é que no Campeonato de Ralis Coral da Madeira 2027, o número máximo de ralis será de sete, sendo a composição definida pela FPAK em função da pontuação obtida no Relatório dos Observadores. O mesmo é dizer é que a pior prova de 2026, em termos de classificação dos observadores, sai do calendário em 2027.

Depois da criação do Campeonato Masters (para pilotos com mais de 50 anos), em 2026 também haverá classificação para os navegadores Masters, que não tem que ser necessariamente o navegador que acompanha o piloto Masters.

Destaque ainda para a criação do Campeonato Júnior de Ralis Coral da Madeira – Pedro Paixão, aberto a todos os pilotos e navegadores com idade inferior a 27 anos até 1 de janeiro de 2026.

Para o piloto / navegador que participe no Campeonato apenas após a quarta prova do campeonato, não ficará classificado no final do ano.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo