Soltas Rali de Portugal 5 – 2013
Robert Kubica teve uma passagem pouco feliz pelo Rali de Portugal, apesar de ter dado nas vistas com o seu andamento. No momento da desistência, o piloto afirmou que não se vai deslocar ao Sata Rali dos Açores e trocou essa prova do ERC pelo Rali da Grécia do Mundial de Ralis.
As Câmaras Municipais do Algarve e do Alentejo e as entidades do Turismo Algarvio que têm vindo a suportar o Rali de Portugal fizeram uma conferência de imprensa em prol da manutenção da prova no Sul. Mostraram mesmo que existe um protocolo, assinado em 2012, entre a Associação de Municípios Loulé-Faro, os proprietários do Estádio Algarve e o ACP, que prevê a manutenção da prova em 2013, 2014 e 2015. Espera-se agora que o ACP explique e clarifique a sua posição o mais rapidamente possível face ao futuro geográfico do Rali de Portugal.
Se os Polos de Ogier e Latvala parecem imunes a problemas mecânicos já o de Mikkelsen deve estar a servir de carro laboratório. Mesmo assim a prestação de Mikkelsen está a ser convincente estando o piloto confirmado nas restantes provas do Mundial.
Dani Sordo ficou pelo caminho logo no primeiro troço do segundo dia quanto bateu com a roda traseira direita numa árvore. Momentos antes no tempo intermédio era Sordo que ia na frente do rali, estando a ganhar quase 8 segundos a Ogier. Quem anda muito depressa arrisca-se mesmo a bater.