WRC

Loeb regressa, Citroen ganha

loebvencargen13(POR CARLOS SILVA)

Exceptuando a luta pela terceira posição travada ente Jari-Matti Latvala (VW) e Evgeny Novikov (Ford), a última etapa do Rally de Argentina se traduziu num generalizado levantar do “pé”, onde as distâncias cifradas no dia de ontem praticamente cimentaram as posições finais da prova.

De volta à cena do mundial, Sébastien Loeb pela oitava vez venceu a prova sul-americana, aumentando para 78 o número de vitórias obtidas no WRC, factos esses bem reveladores de que “L’enfant Terrible ” bem faz falta a tempo inteiro no WRC. Provavelmente foi a sua última prova em pisos de terra no mundial…

Depois do tempo perdido com a saída de ontem, Sébastien Ogier limitou-se a levar o seu VW Polo R WRC ao final onde a segunda posição obtida contribui para igualar a Loeb (2006) ao melhor início de sempre de uma temporada no historia do WRC : 3 vitórias, 2 segundos lugares! Verdadeiramente ao ataque andou Jari-Matti Latvala.

Dispondo de uma desvantagem de 8,2 seg. no início do dia para Novikov, o piloto da VW registou 4 melhores registos consecutivos vencendo inclusivamente a Power Stage, suplantando o piloto russo na penúltima especial.

Mesmo não baixando os braços, o piloto da M-Sport pouco mais podia fazer com um Ford Fiesta inferior à concorrência, e onde a sua opção em abrir os troços no primeiro dia lhe poderão ter (indirectamente) impedido de obter o primeiro pódio da época.

Revelando ao longo da prova algumas dificuldades em “dominar” o seu Ford Fiesta RS WRC, Thierry Neuville foi um tranquilo quinto da geral, onde a falta de treinos e um diferencial que lhe impediu de ter a tracção desejada, poderão contribuir para que não mantenha um lugar entre os seis primeiros na “tabela” de pilotos nas provas que se avizinham. A seis minutos e minuto, classificou-se o segundo Citroën DS 3 de Mikko Hirvonen.

Não fosse o furo e problemas eléctricos sentidos na etapa de ontem e pelo que fez na etapa inaugural, um lugar no pódio estaria perfeitamente ao seu alcance. Sai da Argentina ainda mais distante de Ogier na classificação de pilotos, onde “Seb” Loeb é novamente o segundo na classificação geral… Idem aspas para Mads Ostberg. Manteve o sétimo posto de ontem numa prova em que muito cedo ficou arredado dos lugares da frente, devido a quebra de um braço de direcção logo na quarta especial. Continua a ser o melhor piloto da M-Sport na classificação do Mundial, mas viu-se suplantado por Latvala neste desiderato. Andreas Mikkelsen (8.º) e Daniel Sordo (Citroën) tiveram ambos uma prova verdadeiramente para esquecer. Se o piloto norueguês pode-se queixar de si mesmo num toque ontem numa ponte (partiu a suspensão) o espanhol capotou no 1.º dia, viu o seu carro trabalhar a 3 cilindros na etapa de ontem e na última especial da prova problemas de caixa o fez o perder por duas décimas uma posição para o 3.º piloto da VW…

A fechar os lugares pontuáveis classificou-se o melhor privado, Martin Propok, numa etapa onde foi incapaz de suster atrás de si Mikkelsen e Sordo. Gabriel Pozzo (11.º ) foi o melhor piloto local na frente de Daniel Oliveira (Ford) co-pilotado pelo único português em prova: Carlos Magalhães. Na WRC 2 Abdulaziz Al-Kuwari (Ford Fiesta S2000) bateu em mais de 13 minutos o peruano Nicolas Funchs (Mitsubishi Lancer Evo IX), sendo o qatari agora o líder no Campeonato com mais 5 pontos que Sepp Wiegand.

LÍDERES DO RALI
Sebastien Ogier (PEC 1 a 6); Sebastien Lobe (7 a 15)

VENCEDORES DE TROÇOS
Sebastien Ogier (5); Mikko Hirvonen (1); Sebastien Loeb (2); Mads Ostberg (1); Jari Matti Latvala (5)

PILOTO DO RALI
Sebastine Loeb

MOMENTO DO RALI
Saída de estrada de Ogier no 2º dia

MENOS DO RALI
Dani Sordo

CLASSIFICAÇÃO FINAL
classfinalargentin13

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo