WRC

Ogier caminha para o titulo

(Por Carlogierlider13os Silva) Com mais seis especais percorridas, onde se incluiu uma dupla passagem pelo “gigante” Nambucca com quase 50 quilómetros, o domínio de Sébastien Ogier voltou a ser por demais marcante, tendo o piloto da Volkswagen Motorsport obtido o melhor tempos em todos os troços do segundo dia.

A diferença que detinha sobre o Citroën DS3 WRC de Mikko Hirvonen – o segundo da geral, mais que duplicou, pelo que 45,9 seg. de vantagem que os separam agora poderá lhe permitir disputar o ultimo dia de prova deveras mais tranquilo pensando essencialmente na poupança de pneus para atacar uma vez mais os três pontos extra possíveis na Power Stage.

Com mais esta vitória a um passo de ser concretizada, o piloto francês sairá dos antípodas com uma vantagem pontual que lhe permite desde já assegurar antecipadamente o título de campeão mundial, quando ainda faltam disputar mais três provas do Mundial. Argumento para quê?

Quanto ao piloto ao finlandês os 25 segundos que o separa do Ford Fiesta RS WRC de Thierry Neuville – o terceiro da geral, poderá ser suficiente para controlar o andamento da jovem promessa belga, e se aproximar um pouco mais da luta pelo “vice-título” que ao que tudo indica somente no país de Gales se conhecerá a quem o caberá! Se por um lado o piloto da Qatar M-Sport ao longo do dia foi reduzindo a sua desvantagem para o piloto n.º 1 da marca do double-chevron, o certo é que um monumental capotanço de Kris Meeke no decorrer da 13.ª especial veio – em certa parte, lhe permitir apenas se focalizar no homem da frente, já que eram apenas oito segundos que separavam ambos antes da desistência do piloto norte-irlandês.

Com a desistência do “substituto” de Daniel Sordo – que ao que tudo indica retomará a prova ao abrigo das normas do Rally 2, Jari-Matti Latvala e as restantes equipas subiram uma posição na geral. O piloto finlandês teve um furo após uma pequena incursão fora de estrada, perdendo 20 segundos para os mais rápidos, sendo momentaneamente ultrapassado por Mads Østberg (Ford Fiesta RS WRC) que por sua vez, duas especiais volvidas, comete um pião.

Os mais de 25 segundos perdidos pelo piloto norueguês foram suficientes para o seu compatriota Andreas Mikkelsen (VW Polo R WRC) o suplantar na geral, sendo agora 2,6 seg. que os separam na luta pelo quinto posto. Muito longe do andamento que nos tem habituado, Evgeny Novikov perdeu mais de 4 minutos com um furo, estando agora a mais de 6 minutos da liderança, numa prova em que se tem sistematicamente queixado da muita falta de aderência do seu Ford Fiesta RS WRC…

Nathan Quinn (8.º) na sua estreia com o MINI JCW WRC da Motorsport Itália tem batido regularmente os tempos efectuados pelo Citroën DS3 WRC do Sheik Khalid Al Qassimi.

A fechar o Top 10 e o melhor na WRC 2 encontra-se o piloto do Qatar Abdulaziz Al-Kuwari (Ford Fiesta RRC) que aproveitou um furo de Yuriy Protasov (Ford Fiesta R5) no decorrer da segunda especial do dia, para liderar esta competição e a franca possibilidade de sair da Austrália novamente na liderança do Campeonato.

Yazeed Al Rajhi (Ford Fiesta RRC) é o terceiro mas já à uns distantes 8 minutos do líder. Na Production Cup depois da desistência no dia de ontem de Carlos Garcia Fessman (Mitsubishi Lancer Evo X) e do co-piloto português Hugo Magalhães devido à quebra da caixa de velocidades do carro japonês, retomaram a prova sendo os segundos nesta competição a mais de 17 minutos do cazaque Arman Smailov.

LÍDERES DO RALI

Andreas Mikkelsen (Pec 1); Sébastien Ogier (Pec 2 a 16);

VENCEDORES DE TROÇOS
Sébastien Ogier (14); J. Matti Latvala (1); Andreas Mikkelsen (1)

CLASSIFICAÇÃO SEGUNDO DIA
austraclasdia213

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo