Editorial

Editorial (20/10/2013)

editoria2011013Sempre fui muito critico em relação a muitas decisões da entidade federativa, pelo efeito nefasto que elas tiveram nos ralis.

Não tenho contudo participado muito naquela onda negativista a dizer que os ralis estão mal em Portugal e que lá fora é que é bom. Em certos aspetos os ralis até estão bem e recomendam-se, nós é que temos a mania (somos portugueses) de dizer mal de tudo e de todos.

Se olharmos do ponto de vista federativo, lembre –se que já existe um novo elenco na FPAK (não parece, pois não!!!), junto-me a essas criticas de que os ralis, por via regulamentar, entraram num labirinto difícil de aceitar e de explicar.
Infelizmente muitos dos clubes que tiveram oportunidade por mais do que uma vez de alterar o rumo dos acontecimentos também não o fizeram, mantendo este “status quo”.

Mas existem outros pontos de vista. Veja-se o que muitos pilotos já estão a preparar para 2014. Novos carros, novos troféus, e outras iniciativas que demonstram que ainda existe muito boa gente com vontade de fazer crescer os ralis em Portugal. Por este ponto de vista ninguém pode dizer que os ralis estão mal, pois antevê-se uma época de ralis como não tivemos nos últimos anos.

O que não se percebe bem, é como é que esses pilotos e equipas, que muito investem na modalidade continuam sem ter voz ativa na FPAK e a não serem eles a definirem entre si quais as regras do jogo que pretendem jogar em 2014.
Apesar de alguns projetos milionários e sempre bem vindos, não nos podemos esquecer dos outros 95% de pilotos que fazem o grosso das listas de inscritos e que sem eles também não existem ralis.

Tudo isto para dizer que se antevê uma boa época de ralis se… e só se, os novos calendários para 2014 contemplarem uma efetiva redução de custos. Se as provas internacionais voltarem a entrar no CPR e foram decisivas para a classificação final do CPR, temo que esta competição se esvazie e que apenas uma ou outra prova possa vir a ser interessante.

Bons Ralis, mas em segurança!!!

Paulo Homem

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo