Breves

Volkswagen termina em alta

A Volkswagen acrescentou mais uma página de ouro na memorável temporada de estreia no WRC. Ogier e Ingrassia seguidos por Latvala e Anttila conquistaram os dois primeiros lugares, respetivamente, no Rali da Grã-Bretanha, enquanto Mikkelsen e Markkula concluíram na quinta posição o derradeiro rali da época. As três duplas ao volante do Polo R WRC alcançaram o melhor resultado da equipe até agora, vencendo 16 dos 22 troços e reivindicaram 41 de um total possível 66 lugares no top 3.
Esta foi a última cereja no topo do bolo para a Volkswagen no final de uma temporada fenomenal que surpreendeu quase todos. Sébastien Ogier e Julien Ingrassia já haviam sido coroados Campeões do Mundo no Rali de França. Juntamente com os companheiros de equipa Jari- Matti Latvala e Miikka Anttila asseguraram o título de Construtores para a Volkswagen, em Espanha.

Fechar com chave de ouro

O resultado no Rali da Grã-Bretanha disputado nos difíceis e lamacentos troços do País de Gales foi o melhor conquistado pela Volkswagen desde que se estreou no Campeonato Mundial de Ralis em janeiro. Paralelamente, Ogier e Latvala conquistaram a segunda dobradinha para a marca, enquanto Andreas Mikkelsen e Mikko Markkula terminaram em quinto no terceiro Polo R WRC da marca de Wolfsburg. O excelente resultado da equipa não só viu os três Polo R WRC terminarem entre os cinco primeiros, mas serviu também de palco para vitórias em troços das três formações. Sébastien Ogier e Julien Ingrassia foram imbatíveis em nove troços e Jari- Matti Latvala e Miikka Anttila triunfaram por cinco vezes, enquanto Andreas Mikkelsen e Mikko Markkula realizaram o melhor crono em duas ocasiões. Pelo menos um dos pilotos da Volkswagen terminou sempre entre os três primeiros no total dos 22 troços disputados. A única exceção aconteceu no Power Stage, em que não garantiram nenhuma das três primeiras posições.

A temporada do WRC chega ao fim com a realização de um clássico

O Rali da Grã-Bretanha coloca o homem e a máquina para o teste final, uma vez que atravessa os difíceis e bem conhecidos troços do País de Gales. Apenas no meio do segundo dia do rali aconteceu o primeiro serviço de assistência programado. Em cada um dos restantes três dias, os mecânicos só foram autorizados a efetuar qualquer operação nos Polo R WRC logo na manhã e após o troço final do dia. Enquanto isso, os pilotos foram confrontados com verdadeiros testes de condução e de fiabilidade dos carros nos troços realizados através das florestas galeses, com travessias em riachos com muita água e pisos muito lamacentos. Como se isso não bastasse, dez dos 22 troços fizeram o seu regresso à prova após uma ausência de pelo menos um ano. Apenas duas provas de classificação foram realizadas em asfalto – “Chirk Castle” que os carros abordaram duas vezes no penúltimo dia – e na fase final o troço de “Great Orme”.

Verdadeira multidão de espetadores acompanhou a prova

Na temporada de 2013 os milhares de espectadores que acompanharam o rali superaram todas as expectativas durante o dia de sábado, o que obrigou a direção da prova a adiar uma hora a parte final. No total, cerca de 3,5 milhões de fãs reuniram-se ao longo dos troços cronometrados. Só na televisão alemã registou-se uma média de cinco milhões de espectadores em cada rali da temporada de 2013. Em 2012, esse número foi de cerca de 50.000 espectadores. E o fim-de-semana final do WRC também viu a Volkswagen estabelecer um novo recorde nas redes sociais: ao longo de 2013, um milhão de fãs clicou no botão “Like” do facebook.com/volkswagenmotorsport.

Conto de fadas com um final feliz

Suécia, México, Portugal, Grécia, Itália, Finlândia, Austrália, França, Espanha e, agora, a Grã-Bretanha: a Volkswagen viveu um autêntico conto de fadas no Campeonato Mundial de Ralis de 2013, com um total 10 vitórias nos 13 ralis realizados. A equipa baseada em Wolfsburg garantiu os títulos em França e em Espanha e terminou a temporada com um domínio absoluto ao conquistar duas dobradinhas (em Espanha e Grã-Bretanha). E tudo isso após o objetivo inicial para a temporada de 2013 ser de garantir alguns pódios, sem depender de erros dos outros concorrentes.

Uma questão de concentração e eficiência: possibilidades de assistência limitadas no País de Gales

Os mecânicos e engenheiros foram confrontados com um desafio especial no Rali da Grã-Bretanha: ao longo dos quatro dias, eles tinham apenas sete oportunidades para realizar a manutenção dos carros. Ao contrário de outros eventos, o itinerário no País de Gales não incluía um serviço de assistência ao meio-dia de sábado e de domingo. Isso tornou ainda mais importante o eficiente trabalho realizado de forma rápida para evitar erros durante os restantes três serviços de 15 minutos permitidos pela manhã. Os mecânicos da Volkswagen realizaram um excelente e meticuloso trabalho no final de temporada nos três Polo R WRC.

Férias de inverno? Só no calendário.

O Campeonato do Mundo de Ralis entra agora oficialmente nas “férias de inverno”. A temporada de 2014 começa entre 14 e 19 de janeiro com o Rali de Monte Carlo. Para a Volkswagen, no entanto, os 59 dias que faltam para os motores arrancarem nas estradas monegascas e do sul de França está repleta de preparativos. Imediatamente após o final do Rali da Grã-Bretanha, a equipa vai começar a trabalhar na montagem dos carros para o verdadeiro ícone que é o “Monte”. Testes em asfalto, gelo e neve também estão programados para os pilotos, engenheiros e mecânicos. A assessoria de imprensa também enfrenta uma maratona de diferentes compromissos. E toda a equipa Volkswagen espera agora pelo dia 6 de dezembro, altura em que acontecerá mais um marco histórico para a marca: o dia em que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) realizará a cerimónia da entrega dos troféus aos novos campeões do mundo numa noite de gala ser celebrada em Paris.

Assim ficaram os Mundiais (classificação final) – Pilotos: 1. Sébastien Ogier, 290 pontos; 2. Thierry Neuville, 176; 3. Jari-Matti Latvala, 162; 4. Mikko Hirvonen, 126; 5. Daniel Sordo, 125; 6. Mads Østberg, 103; 7. Evgeny Novikov, 72; 8. Sébastien Loeb, 68; etc.
Construtores: 1. Volkswagen Motorsport, 425 pontos; 2. Citroën Total Abu Dhabi WRT, 280; 3. Qatar M-Sport WRT, 190; 4. Qatar WRT, 184; 5. Jipocar Czech National Team, 65; etc.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo