WRC

Soltas Mundial de Ralis

loebvencargen13(Port Ricardo Nascimento)

Os regulamentos técnicos do WRC não deverão ser alterados para os próximos três anos. Os fabricantes envolvidos também aceitaram congelar evoluções dos seus World Rally Cars para 2014.

A FIA (Fédération Internationale de l’Automobile) e fabricantes são a favor da estabilidade em normas técnicas do WRC até 2016, a fim de reduzir os custos. No próximo ano, as equipas de dois carros só poderão usar seis chassis comparados com oito em 2013 (sujeito a confirmação pela reunião do Conselho Mundial a 5 de dezembro).

Como foi o caso desta temporada, vão ser apenas permitidos três motores por época em 2014, enquanto o conjunto de peças chaves mecânicas (transmissão, sub-chassis dianteiro e traseiro, direção) serão agrupados em conjuntos de dois, três ou quatro rallies.

Os World Rally Cars atuais serão congelados em 1 de dezembro de 2013. Após esta data, os fabricantes apenas poderão homologar certas peças chamadas “Jokers”. Alguns construtores já homologaram peças com o carro, mas outros ainda têm alguns “Jokers” disponíveis. As regras de homologação dizem que se um carro é homologado sem quaisquer alterações declaradas a partir de 1 de dezembro, será capaz de homologar um “chassis joker”e um “motor joker” em 2014.

Os World Rally Cars terão de competir com a sua especificação atual nos próximos três anos. Isso significa, por exemplo, que não veremos algum carro híbrido até pelo menos 2017. Para 2014, os fabricantes chegaram a um acordo de cavalheiros para não fazer grandes alterações nos seus carros, apesar de uma re-homologação ser possível novamente em 2015, que irá cobrir o caso da Hyundai, que regressa ao mundial com uma nova máquina na próxima temporada. Os documentos de homologação para o WRC i20 para 2014 estão nas mãos da FIA e as inspecções necessárias terão lugar em dezembro.

A partir do final da temporada de 2014, os carros R4 (Subaru Impreza, Mitsubishi Lancer) já não serão autorizados a competir na Europa, embora eles possam continuar por mais um ano na África e na Ásia. Carros S2000 e RRC continuarão a ser elegíveis, mas não haverá quaisquer novas homologações.

A FIA está favorecendo o uso de carros ‘RGT’ (GT) no WRC, permitindo que equipas privadas possam homologar os seus próprios modelos. No momento, ninguém parece estar interessado em ocupar esta possibilidade no Campeonato do mundo.

Por último, a FIA ainda não recebeu pedidos de homologação para o Peugeot 208 T16 R5 ou para o Citroën DS3 R5, por isso eles não vão ser homologados a tempo de 1 de janeiro de 2014. Existem apenas quatro datas de homologação por ano, e a próxima data será a 1 de março.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo