Editorial (23/03/2014)
Juntar numa mesma prova ralis de campeonatos com ralis sprint, penso que está longe de ser uma boa ideia.
Normalmente as organizações dos ralis sprint estão formatadas para um nível organizacional onde não lhes interessa subir de escalão.
Muitas vezes estes ralis servem para ajudar os Bombeiros ou um outro determinado fim, em que a componente desportiva e organizativa tem características particulares.
O Rali de Penela é disso um exemplo. A SicóEco Race Events não está, nem quer estar, formatada para provas do Campeonato de Ralis Centro. De um modo geral tudo correu sem problemas e a organização esteve à altura. Porém, até as exigências de um piloto que paga três vezes mais que outro, são obrigatoriamente diferentes.
Por isso, acho que devem deixar os Sprint´s viver por si mesmo, dentro das características que fizeram com que, por exemplo, o Troféu Regional de Ralis Centro seja um enorme sucesso, como se viu perfeitamente em Penela.
Os Ralis Sprint têm o seu próprio espaço e a sua própria dinâmica, que os torna ralis diferentes daqueles que estamos habituados a ver, mas que não podem ser avaliados à luz de outras regras que, decididamente, estes clubes não estão habituados nem querem estar habituados.
Bons Ralis, mas em segurança!!!
Paulo Homem