Soltas Rali de Mortágua 2014
O Campeonato Centro de Ralis teve mais uma vez emoção até ao derradeiro dos quatro troços disputados. Carlos Fernandes obteve a vitória sobre a meta, depois de entrar no derradeiro troço no segundo lugar, conseguindo superar Fernando Teotónio, também ele com uma excelente prova. Fernandes que tinha sido o líder inicial da prova, andou sempre próximo dos tempos de Teotónio, teve um troço final de grande nível, que lhe deu a vitória no CRC e o colocava no 5º lugar (nesse troço) entre os oncorrentes do Nacional!!!
Destaque também para Miguel Carvalho que trouxe o C2 R2 Max ao CRC, obtendo o terceiro lugar da geral no CRC, vencendo entre os duas rodas motrizes. Boa prestação também de André Cabeças, que chegou a vencer dois troços, mas os problemas de motor na super-especial acabaram por condicionar o resultado.
O derradeiro troço do Rali de Mortágua teve muita emoção. O tempo de João Barros nesse troço, face à primeira passagem, foi excecional, tirando 16 segundos demonstrando que a vitória foi alcançada a ferros. Também no Campeonato de Ralis Centro, Carlos Fernandes teve uma mestração notável nesse troço, tirando 25s na segunda passagem face à primeira.
Apesar de todo o fervor em redor dos R5 em Portugal, a verdade é que foi só em Mortágua, após sete provas que o modelo da Ford venceu… e pelas mãos João Barros. O Fiesta S2000 somou quatro triunfos, o Porsche somou dois (e também perde no asfalto) e o Fiesta R5 tem para já uma vitória.
Luis Rocha e Gil Antunes foram obrigados a desistir em Mortágua. Os pilotos dos Peugeot 208 viram o motor dos seus carros partir exatamente pelo mesmo motivo e pelo mesmo “cilindro”.