WRC

Vitória histórica da Volkswagen

A Volkswagen começou o Campeonato do Mundo de Ralis de 2015 (WRC) com um sucesso histórico. vwmonteSébastien Ogier / Julien Ingrassia, Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila e Andreas Mikkelsen / Ola Fløene reivindicaram os três lugares do pódio o Polo R WRC no mais emblemático rali do mundo. Tal permite que a Volkswagen seja o quinto construtor a ter já alcançado esse feito no “Monte”.

“Conquistar os três primeiros lugares no Rali de Monte Carlo trata-se de um desempenho fantástico de toda a equipa Volkswagen, da qual estou muito orgulhoso”, destaca o Dr. Heinz-Jakob Neusser, Membro do Conselho para o Desenvolvimento Tecnológico da Volkswagen. “Para começar a temporada desta maneira com um carro novo e em condições tão difíceis, excede em muito as nossas expectativas. Toda a equipa trabalhou em perfeita harmonia. Todos estavam no lugar certo, todos sabiam exatamente o que ele ou ela tinha que fazer. Em suma, a Volkswagen mereceu a vitória. Esta equipa ocupa agora, merecidamente, um lugar de topos entre os grandes construtores na vertente dos ralis.”

Estreia de sonho para a segunda geração do Polo R WRC

O Rali de Monte Carlo de 2015 marcou a primeira apresentação competitiva para o novo Polo R WRC e, desde logo, tornou-se numa história de sucesso. Ogier / Ingrassia e Latvala / Anttila estavam no cockpit da segunda geração do carro de ralis da marca de Wolfsburgo no “Monte”, enquanto Mikkelsen / Fløene continuarão a tripular o seu antecessor de sucesso até ao Rali de Portugal. O carro com tração às quatro rodas, que agora debita a impressionante potência de 318 Cv, teve uma estreia perfeita: o novo Polo R WRC terminou em primeiro e em segundo, superando mesmo o resultado do Polo no rali de abertura do WRC das temporadas de 2013 e 2014.

Histórico: a Volkswagen junta-se ao grupo de elite das lendas nos ralis

A conquista dos três primeiros lugares na edição 2015 do Rali de Monte Carlo representou não só a 23ª vitória da Volkswagen com o Polo R WRC como foi a décima primeira vez que o construtor teve mais de um carro no pódio desde a sua estreia em 2013. Sébastien Ogier e Julien Ingrassia subiram ao mais alto degrau do pódio pela 25ª vez no Rali de Monte Carlo (segunda vez consecutiva nesta prova). Um resultado que permitiu a Ogier igualar o lendário Colin McRae na lista de vitórias em toda a história do WRC. Primeiro, segundo e terceiro lugares no “Monte” 2015 foi também um resultado histórico. A Volkswagen passou a integrar o restrito grupo de cinco construtores desde 1973 a conquistar uma “tripla” para o historial do “Monte”, juntando-se a outros lendários construtores na vertente dos ralis: Renault-Alpine, Lancia, Audi e Citroën.

Típico no “Monte”: a escolha dos pneus para condições diferentes

Asfalto seco com muita aderência (para os padrões do “Monte”), gelo, neve e lama: as equipas no Rali de Monte Carlo 2015 foram confrontadas com todas estas condições. E estas condições mudaram constantemente de um quilómetro para o outro, fazendo a escolha de pneus particularmente complicada. Cada equipa teve que selecionar 30 pneus da Michelin entre 82 misturas diferentes que tinham à sua disposição: oito duros, 16 macios, 24 super macios e dez pneus de inverno com 24 pregos.

“Seb” vs “Seb”: um duelo emocionante que terminou muito cedo

Nos dois primeiros dias do Rali de Monte Carlo, os fãs que serpenteavam cada troço foram mantidos num verdadeiro suspense perante o esperado e emocionante duelo entre os dois “Sebs”. Sébastien Ogier no Polo R WRC e Sébastien Loeb num Citroën proporcionaram uma emocionante batalha pela liderança. Numa altura em que Ogier já ocupava a liderança com uma vantagem de oito segundos, Loeb teve uma saída de estrada danificando a suspensão do seu carro, o que o fez perder muito tempo e baixar significativamente na classificação geral. Situação que o nove vezes campeão do mundo deixou de ser uma ameaça quer para Ogier quer para os seus companheiros de equipa Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen.

Recordes pessoais: Latvala e Mikkelsen com um começo de sonho na nova temporada do WRC
O segundo lugar para Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila e a terceira posição para Andreas Mikkelsen / Ola Fløene foram os seus melhores resultados até à data no Rali de Monte Carlo. Na edição do ano passado, Latvala terminou no quinto lugar e Mikkelsen (então com Mikko Markkula como co-piloto) assegurou a sétima posição, terminando pela primeira vez este rali. Latvala / Anttila ascendeu ao segundo lugar no sétimo troço, conservando tal posição até final num rali disputado sob as típicas e difíceis condições sempre encontradas no “Monte”. Mikkelsen / Fløene também subiram ao terceiro lugar no mesmo troço.

Em 500 troços disputados, recorde de 347 vitórias para o Polo R WRC
O Power Stage no Rali de Monte Carlo foi o 500° troço disputado pelo Volkswagen Polo R WRC no Campeonato do Mundo de Ralis desde sua estreia em 2013 “Monte”. Desde então, o carro da marca de Wolfsburgo tornou-se no mais vitorioso de sempre no Campeonato Mundial de Rali. Não só registou 85,2 por cento de todas as vitórias possíveis como garantiu à Volkswagen vencer 347 dos 500 troços disputados.

A cereja no topo do bolo: Power Stage garante ponto de bónus para Latvala

Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila desfrutaram de um final quase perfeito no Rali de Monte Carlo, ao registarem o terceiro melhor tempo no Power Stage. Com pontos de bónus para os três carros mais rápidos, a dupla finlandesa amealhou outro valioso ponto para o Campeonato do Mundo.

O que disseram no final do rali

Sébastien Ogier, Volkswagen Polo R WRC # 1
“Foi um começo fantástico para a nova temporada! Estou na lua. Conseguir uma vitória no Rali de Monte Carlo é especial para qualquer piloto, mas as palavras não podem descrever o que um triunfo significa aqui para mim, esta é a minha casa. Amigos, familiares e fãs dão-me aqui tanto apoio e auto-confiança. A atmosfera era mágica. Esta 83ª edição do ‘Monte’ foi um dos ralis mais difíceis que me lembro, na medida em que as condições climatéricas foram sempre inconstantes. A escolha dos pneus foi particularmente difícil no início. De seguida, houve a batalha emocionante com o Sébastien Loeb, que estava a ter um ritmo espetacular na quinta-feira. Maiores agradecimentos são endereçados para a nossa equipa e para os meus “batedores” de gelo. Escusado será dizer que eu também estou muito satisfeito com o grande resultado global da Volkswagen; se ocupei o mais alto degrau do pódio, o Jari-Matti e o Andreas são os meus favoritos para partilhar o pódio”.

Jari-Matti Latvala, Volkswagen Polo R WRC # 2
“Não poderia ter desejado um melhor começo. O nosso principal objetivo desde o início era terminar entre os quatro primeiros e fizemos melhor do que isso. Estou muito feliz. É um “peso” que ultrapassei depois das anteriores presenças no Rali de Monte Carlo onde não tinha sido exatamente bem-sucedido. As condições não eram fáceis e tive de moderar a velocidade para evitar cometer erros. Depois de termos conseguido uma boa vantagem logo no início, concentramo-nos em assegurar um bom resultado final e não em obtermos os tempos mais rápidos nos troços. Os três primeiros lugares são a melhor recompensa para toda a equipa, após tanto esforço e paixão no desenvolvimento do novo Polo.”

Andreas Mikkelsen, Volkswagen Polo R WRC # 9
“Foi, obviamente, um excelente início para a nova temporada para toda a equipa. Não se comemora todos os dias os três primeiros lugares no “Monte”. Tenho orgulho no meu desempenhado aqui e na minha própria temporada que começou bem antes. Antes de partimos, queria conquistar um lugar entre os cinco primeiros. O terceiro lugar supera todas as minhas expectativas. Vamos comemorar este resultado e o pódio, isso é certo. As condições deste ‘Monte’ eram extremamente difíceis e foi a primeira vez que corri aqui com neve, gelo e piso escorregadio. Desde o começo o meu objetivo era terminar em segurança e valeu a pena. Aprendi muito. Em suma, foi um começo de sonho.”

Jost Capito, diretor da Volkswagen Motorsport
“Foi um resultado fantástico para a Volkswagen, mas particularmente para as nossas equipas. Nenhum outro rali é tão exigente do que o “Monte”. O fator humano faz aqui muito mais diferença do que em qualquer um dos outros ralis. Estou particularmente orgulhoso do Sébastien Ogier, Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen que derem à Volkswagen um início perfeito da temporada ao terminar em primeiro, segundo e terceiro. Não houve falta de rivais, ou de condições difíceis. Estou orgulhoso de toda a equipa, que trabalhou em conjunto e em perfeita sintonia em cada zona de assistência para que o Polo R WRC voltasse para cada seção em perfeitas condições todos os dias, juntamente com o desempenho de cada dupla de pilotos.”

Classificação Final
1. Sébastien Ogier / Julien Ingrassia, Volkswagen, 3h 36m 40,2s
2. Jari-Matti Latvala / Miikka Anttila, Volkswagen, a 58,0s
3. Andreas Mikkelsen / Ola Fløene, Volkswagen , a 2m 12,3s
4. Mads Østberg / Jonas Andersson, Citroën, a 2m 43,6s
5. Thierry Neuville / Nicolas Gilsoul, Hyundai, a 3m 12,1s
6. Dani Sordo / Marc Martí, Hyundai, a 3m 12,9s
7. Elfyn Evans / Daniel Barritt, Ford, a 5m 23,7s
8. Sébastien Loeb / Daniel Elena, Citroën, a 8m 34,7s
9. Martin Prokop / Jan Tománek, Ford, a 9m 54,8s
10. Kris Meeke / Paul Nagle, Citroën, a 10m 55,6s

Power Stage: 1. Kris Meeke, 6m 30,5s; 2. Sébastien Loeb, a 0,2s; 3. Jari-Matti Latvala, a 1,9s

Assim vão os Campeonatos – Pilotos: 1. Sébastien Ogier, 25 pontos; 2. Jari-Matti Latvala, 19; 3. Andreas Mikkelsen, 15; 4. Mads Østberg, 12; 5. Thierry Neuville, 10; 6. Dani Sordo, 8; 7. Sébastien Loeb, 6; 8. Elfyn Evans, 6; 9. Kris Meeke, 4; 10. Martin Prokop, 2.
Construtores: 1. Volkswagen Motorsport, 43 pontos; 2. Hyundai Motorsport, 27; 3. Citroën Total Abu Dhabi WRT, 12; 4. M-Sport, 12; 5. Jipocar Czech National Team, 6; 6. FWRT, 1.
Próxima prova: Rali da Suécia (12 a 15 de fevereiro)

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo