
O FIA European Rally Championship (ERC) ruma esta semana (15 a 17 de agosto) à República Checa para um desafio em asfalto sem igual, com a realização do icónico e difícil Barum Czech Rally Zlín.
Com troços rápidos por zonas florestais, passagens estreitas por aldeias, estradas irregulares e, por vezes, degradadas, além de condições meteorológicas imprevisíveis, o Barum Czech Rally Zlín tem colocado à prova, desde 1984, os melhores pilotos do ERC e as suas máquinas.
Quarenta e sete equipas estão inscritas para a sexta ronda da temporada 2025, incluindo o 11 vezes vencedor do Barum Czech Rally Zlín, Jan Kopecký (campeão do ERC em 2013), os finalistas do pódio absoluto do ERC Erik Cais e Filip Mareš, e ainda Dominik Stříteský, que conquistou, há 12 meses, a sua primeira vitória na prova checa.
“Cresci na zona de Zlín, é a minha casa e o ambiente foi fantástico”, disse Stříteský. “Pode haver diferentes condições meteorológicas, há cortes [nas curvas] e muitos tipos de piso. É preciso adaptar-se no momento, por isso é a prova mais difícil e também a melhor. Não é fácil ganhar confiança e evitar um acidente.”
Entre os candidatos ao título do ERC estão também Miko Marczyk – líder do campeonato, com pneus Michelin, após cinco provas – e Andrea Mabellini, da Pirelli. Jon Armstrong, o campeão Junior ERC 2024 Mille Johansson (Hankook) e Simone Tempestini (MRF) também estarão em ação. Outros nomes a ter em conta incluem Simon Wagner, que subiu ao pódio em Zlín nas últimas três participações, o campeão do ERC 2019 Chris Ingram, o húngaro Miklós Csomós, o jovem talento checo Adam Březík e o campeão ERC3 2024 Filip Kohn.
Títulos do ERC em disputa
Tymek Abramowski e Calle Carlberg podem sair do Barum Czech Rally Zlín com títulos importantes. Abramowski tem praticamente assegurado o título da ERC Fiesta Rally3 Trophy – e o respetivo prémio de conduzir um Fiesta Rally2 no próximo mês no JDS Machinery Rali Ceredigion. Já Carlberg precisa apenas de terminar no top-10 para garantir o título do FIA Junior ERC Championship, com o apoio da Hankook, que oferece como prémio uma participação no Junior WRC em 2026.
Treze especiais totalmente em asfalto, num total cronometrado de 207,49 quilómetros, compõem o desafio da sexta prova da temporada 2025 do ERC. O percurso, extremamente exigente, apresenta 65% de novidades em relação a 2024 e é cerca de 120 quilómetros mais curto no que respeita às ligações.
Acompanhe AQUI a prova.