Brynildsen surpreende na Suécia (Europeu de Ralis)
Eyvind Brynildsen conquistou a sua primeira vitória no Campeonato da Europa de Ralis FIA ao sair vencedor de uma emocionante batalha pelo triunfo no BAUHAUS Royal Rally of Scandinavia, no sábado.
Ao volante de um Toyota GR Yaris Rally2 equipado com pneus Pirelli, Brynildsen triunfou com uma vantagem de 4,9 segundos sobre o finlandês Roope Korhonen — vencedor da última prova, na Hungria — que competiu com um Yaris calçado com pneus MRF. Korhonen venceu a Power Stage final e roubou o segundo lugar ao herói local Isak Reiersen, que esteve em luta intensa com Brynildsen durante todo o fim de semana.
“É incrível. Foi uma batalha tão dura e exigiu imensa energia”, afirmou o norueguês de 37 anos. “Foi um grande esforço de ambos [ele e o co-piloto Jørn Listerud] e estou muito aliviado. Os últimos quilómetros foram muito duros. Sou apenas um rapaz aqui do lado [Noruega] e conduzo um carro de rali de meio em meio ano — é algo especial.”
Brynildsen, que não competia desde janeiro, esteve em excelente forma nas rápidas classificativas de terra, começando a decisiva etapa de sábado com uma vantagem de 5,1 segundos sobre Reiersen.
Com o jovem mecânico automóvel de 21 anos, natural de Karlstad — cidade que acolheu o evento — a vencer duas das quatro especiais de sábado, a vantagem de Brynildsen reduziu-se para 3,8 segundos antes das quatro derradeiras especiais.
E essa vantagem foi ainda encurtada para 2,8 segundos depois de Reiersen ser 1,0 segundo mais rápido na primeira passagem pela classificativa Royal Forest, de 20,06 quilómetros.
Com um jogo de pneus Pirelli novos reservado para a fase final, Brynildsen respondeu com o tempo mais rápido na ES15, apesar de um susto em duas rodas na mesma curva à esquerda onde Reiersen também andou sobre duas rodas.
Ao completar a penúltima especial 7,0 segundos na frente, Brynildsen conseguiu manter a liderança até à Power Stage. Reiersen não conseguiu segurar Korhonen na derradeira especial e teve de se contentar com o terceiro lugar, atrás do finlandês que tinha triunfado na Hungria e que assim salta para a liderança do campeonato.
Mais atrás, o italiano Andrea Mabellini, também em Pirelli, relegou Frank Tore Larsen para o quarto lugar na penúltima classificativa, somando 23 pontos na sua luta pelo título do ERC. Mabellini foi o segundo mais rápido na Power Stage, atrás de Korhonen, enquanto Jon Armstrong, Larsen e Brynildsen arrecadaram os restantes pontos de bónus.
Larsen terminou em quinto, com o atual campeão Junior ERC, Mille Johansson, a impressionar ao alcançar o sexto lugar, à frente de Miko Marczyk. O polaco, que corre com pneus Michelin, parte agora para a sua prova caseira no próximo mês, depois de descer para o segundo lugar do campeonato, a três pontos de Korhonen.
Depois de um furo o ter afastado da luta pela vitória na penúltima especial de sexta-feira, o norueguês Mads Østberg terminou em oitavo, ao lado do novo co-piloto Lucas Karlsson, que regressou à competição depois de uma cirurgia ao coração no ano passado.
Simone Tempestini conseguiu a sua primeira chegada ao final de uma prova do ERC esta temporada, em nono, com Jon Armstrong a recuperar até ao décimo lugar, após um furo o ter afastado de mais um resultado de destaque pela M-Sport Ford World Rally Team.
A próxima ronda do Campeonato da Europa de Ralis FIA será o ORLEN OIL 81st Rally Poland, de 13 a 15 de julho, a terceira e última prova em terra da temporada de 2025.