Cardeira estreia Fiesta no Vidreiro
Jovem Rafael Cardeira, ex-avançado do Marinhense, vai estrear em competições oficiais o carro do projeto i-drive Cup no Rali Vidreiro, cujas classificativas são as estradas que utiliza “no caminho para a praia”.
O Rali Vidreiro (6/7 junho), quinta prova da temporada, marcará a estreia de um novo Ford Fiesta no Nacional de Ralis, através da jovem dupla Rafael Cardeira/André Couceiro, no Fiesta EcoBoost do projeto i-drive desenvolvido pela Q&F com o apoio da Ford, depois de o carro ter recebido homologação nacional no mês de abril. Inicialmente apontado para a velocidade (circuitos e rampas), o “chumbo” decretado pela FPAK (Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting) a essa competição monomarca ditou uma alteração no programa original, daí a estreia oficial do Fiesta EcoBoost na competição em ralis e na prova organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande.
O Fiesta Ecoboost, cujo motor debita 150 cv de potência e tem acoplada uma transmissão manual de cinco velocidades, concorre na classe R3C, representando uma alternativa interessante para jovens pilotos em início de carreira. O Rali Vidreiro constituirá o seu primeiro grande teste em estrada, pelas mãos de Rafael Cardeira, de 22 anos, um dos pilotos que se havia inscrito na i-drive Cup. Natural e residente na Marinha Grande, cidade que acolhe o centro nevrálgico do rali, este estudante de gestão de organizações desportivas começou a sua carreira no desporto automóvel em 2012, ao volante de um Seat Marbella do Troféu Fast Bravo, no qual disputou três ralis do Open, repetindo a experiência no ano transato. Concluiu, então, essa temporada como terceiro classificado do troféu e vice-campeão de Portugal júnior de ralis.
“Agora, o desafio será bastante diferente, já que vou passar de um carro com pouca potência e reduzida capacidade de travagem para outro bem mais competitivo e… mais carro de ralis. No fundo, darei continuidade ao processo de aprendizagem que tenho vindo a seguir desde o início da minha carreira”, reconhece Rafael Cardeira, consciente da tarefa que o espera, ao participar pela primeira vez no rali que se habituou a seguir desde tenra idade.
Para o antigo ponta de lança do Atlético Clube Marinhense – ao serviço do qual ganhou alguma notoriedade, na II Divisão B, como goleador – que trocou uma carreira no futebol porque a paixão pelo automobilismo foi mais forte, o facto de a sua estreia ao volante do Ford Fiesta Ecoboost ocorrer num rali à porta de casa pode ter vantagens e desvantagens…
“Claro que conheço as classificativas, podendo dizer que utilizo essas estradas quando vou para a praia. Conhecer o traçado confere-me mais confiança, mas por outro lado há uma pressão maior. Mas é sempre uma vantagem a estreia ocorrer em casa, pois terei junto de mim as pessoas que me apoiam, quer a nível pessoal quer do projeto”.
Quando se fala em objetivos desportivos para o Ford Fiesta Ecoboost assistido pela P&B Racing neste Rali Vidreiro, Rafael Cardeira reconhece que tem uma missão a cumprir…
“Terminar o rali é fundamental, para fazer o máximo de quilómetros possíveis com o Fiesta, não só para eu aprender e evoluir, mas também para a equipa técnica poder, também, melhorá-lo se necessário. Espero adaptar-me de forma rápida ao carro e conseguir um resultado interessante, na perspetiva de este projeto ter continuidade ainda esta época”.