Cardeira no Top-5 em Castelo Branco 2025
Primeira prova em asfalto na época de 2025 do Campeonato de Portugal de Ralis e Rafael Cardeira vem confirmar o seu ritmo neste tipo de piso. O Rali de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão mostrou-se mais uma vez muito competitivo entre os concorrentes das Duas Rodas Motrizes, sempre com poucos segundos a separarem os primeiros classificados em cada PEC. O piloto do Sporting Clube de Portugal garantiu o 5º posto no CPR 2RM, com um resultado final que não reflete por completo a sua exibição ao longo do rali.
Foi logo a partir do Shakedown que Rafael Cardeira e Luís Boiça deixaram uma mensagem clara de ataque à vitória nas Duas Rodas Motrizes, com a 2ª melhor marca entre os seus concorrentes. A entrada na prova foi feita no Top-5 e confirmou essa competitividade, sempre com poucos segundos a separarem a equipa do Peugeot 208 Rally4 dos concorrentes. No entanto, na dupla passagem pela Super Especial, Cardeira perdeu bastante tempo com algumas falhas na viatura, o que o atrasou na luta pela vitória e condicionou a posição de partida para o segundo dia de prova, com estradas mais sujas pela frente.
Já na Segunda Etapa, Rafael Cardeira abriu bem o dia com o 2º e 3º tempos das 2 Rodas Motrizes, respetivamente na PEC5 e PEC6, tendo mantido um ritmo forte até ao final, que serviu para segurar o 5º lugar na classificação final. Apesar de ter partido em busca pela vitória, Cardeira mostra-se satisfeito e vira o foco para as próximas exibições em asfalto: “Tivemos um bom primeiro dia de prova, mas os problemas que sentimos no carro fizeram-nos perder muito e atrasaram-nos nesta luta pela vitória que esteve sempre separada por poucos segundos. Já no segundo dia, voltámos a entrar fortes pois queríamos recuperar, fomos à luta e na PEC7 tivemos um pequeno toque que nos fez perder algum tempo. Rapidamente tivemos de reajustar os objetivos, não era de todo o resultado que queríamos fazer, fomos à procura da vitória nas Duas Rodas Motrizes mas tal acabou por não ser possível. Viramos agora o foco para a Madeira, onde queremos fazer um bom rali.”
Mais um palco extremamente competitivo espera a equipa de 31 de julho a 2 de agosto, onde Rafael Cardeira e Luís Boiça irão disputar o Rali Vinho da Madeira.