Comunicado oficial Ladies Rally Trophy
A organização do Ladies Rally Trophy emitiu hoje um comunicado de esclarecimento sobre o facto de Filipa Sanguedo ter pontuado para esta competição (terminou no segundo lugar em Guimarães), mesmo participando no Campeonato Nacional de Ralis, euquanto as suas adversárias participaram integrando o Campoenato FPAK de Ralis Norte.
COMUNICADO / ESCLARECIMENTO LADIES RALLY TROPHY PORTUGAL 2015
Devido aos factos ocorridos durante a edição do Rali Cidade de Guimarães, e após conversações entre os responsáveis de todos os Clubes intervinientes, vem a organização do Ladies Rally Trophy Portugal 2015, esclarecer o seguinte:
– A 9 de Janeiro do corrente durante a apresentação pública do troféu, entre muitos aspectos, foi devidamente clarificado que as provas especiais que contariam para classificação seriam as pertencentes à competição dita «mais pequena», ou seja Rali Sprint ou Campeonato Reginal Norte, denominação utilizada em 2014, agora Campeonato FPAK da Ralis Norte.
– Nessa mesma data, após termos sido questionados pelos presentes, foi igualmente esclarecido que qualquer concorrente poderia participar na competição de categoria superior e que, para efeitos da classificação da prova do Ladies Rally Trophy, seria feita uma extrapolação dos tempos correspondentes às provas especiais definidas pelo Clube organizador como pontuáveis para o troféu.
– É oportuno realçar que na altura houve concordância de todos os presentes, uma vez que seria a forma mais correta e justa para não obrigar nem impedir a participação das pilotos em qualquer tipo de competição.
– Relativamente às equipas inscritas nesta competição, para efeitos de averbamento de resultados, relembramos que a lista de inscritos validada pela Organização, que corresponde a todas as equipas que procederam à sua inscrição antes da primeira prova pontuável e dentro do período estipulado para tal, é a seguinte:
1ª Condutora/2ª Condutora
Isabel Ramos/Rubina Gonçalves
Ligia Albuquerque/Vania Paim
Daniela Rodrigues/Laura Natividade
Marta Neves/Joana Neves
Filipa Sanguedo/Jorge Carvalho
Elisabete Galvão/Lilia Silva
Joana Nascimento/Leonor Espinhal
Sofia Mouta/Jose Moreira
Rosario Sottomayor/Ana Santos Silva
Sonia Ribeiro/Cristiana Teixeira
Joana Barbosa/Bino Santos
Mariana Carvalho/Ana Monteiro
– Quanto ao Rali Cidade de Guimarães, entendemos clarificar o seguinte:
* Contactámos na passada 6ª feira, o Sr. António Faria (representante do Targa Clube), no sentido de alertar que a concorrente Filipa Sanguedo, estava devidamente inscrita no troféu, não obstante a sua participação na categoria superior, conforme havia sido clarificado e anunciado aquando da apresentação da competição, em Janeiro, sendo na altura solicitada a devida alteração, o que, segundo a entidade responsável pelo sistema de tempos, não seria possível.
* Assumimos aqui toda a responsabilidade, uma vez que nos competia ter feito uma verificação do assunto (lista de inscritos no Rali Cidade de Guimarães), com a devida antecedência, o que não ocorreu. Pelo facto pedimos desculpa.
* Algumas das concorrentes contactaram-nos no sentido de transmitir que não achavam correcto fazer a extrapolação de tempos da forma como foi feita, advogando que não seria justo averbar tempos de uma prova especial feita pela primeira vez por algumas concorrentes e simultaneamente averbar o tempo de uma concorrente, que devido ao figurino do rali escolhido pelo Clube Organizador, já disputava esta mesma classificativa pela segunda vez. Compreendemos e aceitámos a argumentação.
* De imediato, e mais uma vez, assumimos o nosso erro. Indo ao encontro da justiça invocada pelas demais concorrentes, iremos proceder à correção dos tempos, sendo atribuído o tempo de 10:19,17 relativo à primeira passagem da concorrente Filipa Sanguedo no troço em questão, anulando assim o tempo de 10:18,90 que lhe foi atribuído incorretamente.
* Resta-nos informar que respeitamos e temos enorme apreço por todas as concorrentes deste novo desafio que vive o seu primeiro ano de existência e que assumimos todos os nossos erros pelos quais mais uma vez nos penitenciamos, deixando aqui a garantia que tudo faremos para «levar a bom porto» esta competição que muito nos orgulha. Contamos com a colaboração de todos para que, em conjunto, possamos lentamente corrigir tudo o que for necessário em prol da modalidade que nos une.
Praia da Vitória, 14 de Abril de 2015.