Crónica João Fernando Ramos (Rali da Catalunha)
CRÓNICA DIA 1 – Segunda 19/10
O REGRESSO AO WRC
Cá estamos em Salou, pela quarta vez, numa das mais fabulosas provas do Mundial de Ralis.
A viagem é sempre longa, vendo uma Espanha que renasce da crise, que investe forte na agricultura e onde se percebe claramente um crescimento nas unidades industriais e dos parques logísticos. É uma diferença bem clara do sentimento que temos ao atravessar Portugal. Este primeiro dia é reservado à verificações documentais e à confirmação do plano de reconhecimentos. Há sempre muitas novidades, e uma delas foi a descoberta de que o carro com que vamos fazer os reconhecimentos não tem pneu suplente. Coisa normal num carro de série, mas nada recomendável nos caminhos por onde vamos andar amanhã e depois.
A equipa de assistência só chega amanhã e tínhamos que encontrar uma solução. Na fila da confirmação da papelada aparece um daqueles pilotos do nosso segmento, com quem já fizemos este rali umas vezes. São dois bons amigos. O navegador bem mais velho que o “puto” que quer ser campeão do mundo, um destes dias. São daquelas pessoas de quem se gosta e com quem gostamos de estar. Na conversa a pergunta;
– Que carro trazes este ano?
– Um DS 3.
– Boa…pá. Vais-me salvar.
– Então porquê?
– Preciso de uma roda suplente …para um Citroen, com quatro furos.
– Claro amigo. Vem lá à nossa assistência e levas uma das nossas.
Mesmo numa prova desta dimensão onde temos os melhores pilotos do mundo, há uma boa fatia do pelotão que aqui está porque tem talento e muita paixão. Estamos todos em competição, mas ninguém recusa uma ajuda, um conselho, ou mesmo uma bebida terrivelmente gelada no fim de cada dia. Não importa a nacionalidade, o carro, a marca do fato de competição. Estamos aqui para ter uma semana plena de prazer e todos querem celebrar no final ter conquistado mais um rali terminado, de preferência com uma medalha ao peito.
O José Janela ainda tem algum trabalho para fazer nos mapas e no plano para amanhã. Eu revi os vídeos para ter mais algumas ideias do que vamos encontrar de novo. Os reconhecimentos começam às oito da manhã e o dia será certamente logo, mas saboroso. Agora, que até já temos pneu suplente, certamente nem um furo há para contar ao cair da noite.
Ainda estão a tempo, venham até aqui ver um rali único no mundial.