Daniela Rodrigues traída pela mecânica do Saxo (Guimarães)
O desfecho da segunda prova pontuável para o Ladies Rally Trophy não foi o melhor para a dupla Daniela Rodrigues/Laura Natividade, que se viram obrigadas a abandonar a prova no início da quinta especial, devido a problemas mecânicos.
Com um bom início na super-especial de sexta-feira, disputada em pleno coração da cidade de Guimarães, e tendo sido este, o primeiro contacto com as novas evoluções do Citroen Saxo Cup, nada fazia prever o dia difícil que estava reservado para a dupla no dia de Sábado.
Logo na primeira especial do dia, Citânia de Briteiros, o carro desligou-se no arranque, tendo com isso perdido tempo e sofrido uma penalização de 10s, mantendo-se bastante instável durante os 16 km’s cronometrados.
Apesar das condicionantes, o ritmo imposto pela dupla, foi de ataque com vista a recuperar os segundos perdidos, e tentar nos troços seguintes aumentar a distância para as adversárias, conquistando uma margem segura sobre a concorrência.
O problema com o motor de arranque não conseguiu ser solucionado, o que obrigou a dupla a esforços físicos redobrados para se conseguir manter em prova. O carro não podia ser desligado ou ir abaixo, pois sempre que isso acontecesse a solução passaria por empurrar até ele pegar novamente e assim tentar continuar em prova.
No final da terceira especial, Rota das Cutelarias, a margem de segurança começava a ser alcançada, e a subida ao segundo lugar entre as “Ladies” confirmado. Regressando à assistência, pouco se conseguiu fazer para que o problema do carro se desligar fosse anulado, e como tal partiram para a especial seguinte, Serra da Penha, onde uma vez mais o carro voltou a pregar uma partida. Depois do arranque o cabo de embraiagem cedeu, ficando sem embraiagem.
Com o carro sempre a desligar-se, a dupla seguiu para a especial de S.Torcato, amealhando já um minuto de vantagem sobre a mais directa adversária.
Apesar do bom andamento demonstrado, e de todos os esforços, o carro acabou por ser o elo mais fraco nesta prova, dado que não foi possível colocá-lo a trabalhar novamente, forçando a desistência no arranque para a 5ª especial.
Um final de rali amargo para a dupla, mas onde as marcas do seu andamento ficaram bem vincadas no decorrer da prova.
A equipa está já a preparar o Rali de Castelo Branco, com o mesmo rigor com que prepararam Guimarães, mantendo também o objectivo a que se propôs quando optaram pela participação no Ladies Rally Trophy.
“Sabemos que a concorrência é forte, mas também já demos provas do nosso andamento, por isso o nosso objectivo é tentar ganhar, ou pelo menos segurar o segundo lugar do pódio. Esta era uma importante prova para nós, onde esperava repetir o feito conseguido há 2 anos, contudo o carro não colaborou e tivemos de abandonar mais cedo que o desejado. Vamos preparar agora a próxima prova, e voltar a dar o nosso melhor”, referiu a piloto Daniela Rodrigues, apoiada por: Jorge Amortecedores, Heads Motorsport, Eni, Arco dos Lóios, Raifama Automóveis, Designbyus, Ideias Auto, Garagem HM, foto gti e Praia Motor Oficina Auto – Ilha Terceira.