Dia anormal no WRC, com Hirvonen na frente
O primeiro dia do Rali de Portugal teve um pouco de tudo, embora tenha tido um desfecho que pouco poderiam prever.
O líder é Mikko Hirvonen, que se mostrou extremamente competitivo, tendo andado sempre pelos lugares do pódio, embora apenas tenha subido a essa posição no derradeiro troço.
A comprovar a boa prestação dos Ford Fiesta, a maior surpresa para já é mesmo Otto Tanak. O Estónio rodou sempre nos primeiros lugares, estando na segunda posição. O fato de partir um pouco mais atrás para os troços, permitiu a Tanak ser muito competitivo.
O problema inverso teve Sebastien Ogier, que ao ser o piloto de abertura teve algumas dificuldades de tração com o Volkswagen Polo. É certo que liderou quase durante todo o dia, e só mesmo a sua regularidade lhe permitiu isso. Taticamente abdicou da liderança na última especial, para não abrir a estrada no segundo dia.
A regularidade foi também uma arma de Mads Ostberg, que errou na escolha de pneus para a secção final. Está a 25s da liderança, mas poderá ainda ter uma palavra a dizer na luta pelo pódio.
Excelente prestação de Dani Sordo, tendo vencido duas especiais de classificação e revelado que o Hyundai pode ser competitivo nos troços de terra, estando precisamente na frente de Neuville, tendo também ele vencido uma especial.
Notas negativas para as prestação Latvala (que capotou) e que pouco deu nas vistas nesta rova, Rober Kubica que também bateu sem ter brilhado e Evans que também acabou fora de estrada.
Na WRC2 Jari Ketomma domina, mas também Al-Attiyah no segundo lugar a 4,7s, enquanto Bernardo Sousa não consegue melhor que um 5º lugar, num rali em que demonstra claramente a sua falta de ritmo.
LÍDERES DO RALI:
Sebastien Ogier (Pec 1 a 6); Mikko Hirvonen (Pec 7)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Sebastien Ogier (2); Dani Sordo (2); Jari Matti Latvalla (1); Thierry Neuville (1); Mikko Hirvonen (1)