Editorial (10/03/2013)
Uma das boas notícias da semana foi sem dúvida a legalização do Troféu Regional de Ralis Centro.
Para mim é importante que qualquer competição de desporto automóvel esteja devidamente autorizada pela respectiva federação que o gere. É também importante para os organizadores que assim passam a repartir o risco que este tipo de desporto envolve com essa mesma entidade.
Se existem regras definidas elas são para se cumprir, mesmo que não se concorde com elas e com o desempenho federativo e das pessoas que gerem o desporto automóvel.
Penso agora que o SicoEco, entidade que organiza o TRRC, até pode vir a ganhar mais alguns pilotos, como também pode vir a perder outros que só aparecem mesmo nos não federados. O que irá mesmo ganhar é em segurança, pois no desporto automóvel não se deve (nem se pode) facilitar neste capítulo.
Certo é que o TRRC ganha outro estatuto, outra credibilidade e também outra responsabilidade, que por certo irá permitir que esta competição possa evoluir em termos desportivos.
É contudo importante aprender com os erros do passado e esperar que não se voltem a repetir no futuro, para que esta competição possa crescer em interesse e em competitividade e mesmo, quem sabe, em visibilidade, tornando-se assim no tal Regional Centro dos bons velhos tempos.
Ficou também provado que quando muito se quer uma coisa e se luta por ela acaba-se sempre por a conquistar.
Agora o próximo passo a resolver, que já é uma questão bem antiga, é unir esforços entre clubes e entidades na zona centro, para que se consiga ter um bom campeonato de ralis no centro. As questões de rivalidade, inveja e outras está na altura de ficarem de lado para bem dos ralis na zona onde nasceram oficialmente os regionais.
Bons Ralis, mas em segurança!!!
Paulo Homem