Editorial

Editorial (16/06/2013)

Após o Rali Cidade de Guimarães tínhamos considerado como o “Menos do Ralis” o ambiente que reina no Campeonato de Portugal de Ralis.

Na última prova do CPR nada melhorou e é grande a confusão que impera entre pilotos, mas também entre pilotos e organizações. Alguns pilotos fizeram ver os seus pontos de vista e apontaram nomes e organizações, outros preferiam assobiar para o lado e outros lançar lenha para fogueira apenas para incendiar mais o ambiente, não apontando nomes nem responsabilidades.

Certo mesmo é que não existe praticamente um único piloto em Portugal que não tenha telhados de vidro. Todos conhecem as regras mas todos sabem também que nem sempre as cumpriram.

Por isso até neste aspecto estão, uns mais e outros menos, em pé de igualdade, pelo que não deve ser pelo jogo de palavras que devem colocar em causa a verdade desportiva, mas sim acionando os meios próprios para protestar que estão consagradas nos regulamentos. Se não o fazem pelos meios regulamentares, manda a prudência que não se exponham demasiado, pois um dia poderão ser eles apanhados à saída da curva.

Por falar em pilotos, gostava de deixar uma última palavra sobre a APPA (Associação Portuguesa de Pilotos de Automóveis).

No Rali Vidreiro esforcem-me por encontrar um piloto / navegador que fosse associado da APPA e não encontram. E é pena, pois entendo que deveria mesmo existir uma APPA representativa, ativa, interveniente e com voz, que defendesse o interesse da maioria dos pilotos.

Continuo a achar que se os ralis seguiram o caminho que seguiram a maior responsabilidade deve-se aos pilotos, que sempre apadrinharam os devaneios federativos sem emitir uma posição unânime e concertada sobre os seus interesses.

Defendo por isso que a APPA (esta ou outra qualquer) venha a ser lidera por alguém com larga experiência como piloto ou navegador de ralis, mas que já não esteja no ativo nem tenha interesses (desportivos) com qualquer equipa ou clube e que seja consensual, o que não vai sendo fácil de encontrar.

Bons Ralis, mas em segurança!!!

Paulo Homem

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo