MundialWRC

Engenho, arte e sorte na liderança de Solberg (Monte Carlo, 3ª Etapa)

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS 2026

Oliver Solberg está à beira de se tornar o vencedor mais jovem da história do WRC Rallye Monte-Carlo, depois de sobreviver a um sábado dramático que passou por estradas alpinas cobertas de neve e terminou com um regresso encharcado pela chuva às ruas de Mónaco, onde milhares de espectadores encheram a zona do porto para assistir ao tão aguardado regresso do rali ao Principado.

O piloto de 24 anos da Toyota Gazoo Racing segue para a derradeira etapa de domingo com uma confortável vantagem de 59,3 segundos e, caso a converta em vitória, ultrapassará o recorde estabelecido por Sébastien Ogier em 2009, tornando-se o mais jovem vencedor da prova monegasca.

A jornada de sábado terminou com a SS13, uma super-especial disputada em parte do circuito do Grande Prémio do Mónaco. Foi a primeira classificativa do WRC no coração do Principado desde 2008, com os adeptos a desafiarem a chuva intensa e a procurarem pontos elevados ao longo do porto, enquanto os carros ecoavam entre os iates e as bancadas.

Mais cedo, porém, o rali de Solberg esteve perto de se complicar na segunda passagem por La Bréole / Bellaffaire. Em condições em rápida mudança, o sueco foi surpreendido por uma zona de neve, deslizou através de uma vedação e entrou num campo coberto de neve. De forma quase inacreditável, conseguiu manter o GR Yaris Rally1 em andamento, regressou à estrada e acabou por assinar o melhor tempo da classificativa.

“Não sei o que aconteceu, fui muito cuidadoso durante toda a especial”, explicou Solberg. “Tentei seguir os sulcos e, à saída, estava tudo coberto de neve. Tive muita sorte em conseguir sair dali. “Tem sido um dia fantástico e, até agora, uma semana fantástica. Está tudo muito traiçoeiro, como toda a gente viu. Acho que todos já tiveram alguns sustos aqui e ali, mas estou numa boa posição. Vamos ver amanhã — provavelmente vai ser mais um dia louco.”

Atrás do líder, a luta pelos restantes lugares do pódio continuou a intensificar-se. Elfyn Evans reforçou a segunda posição da geral e dispõe agora de 26,0 segundos de vantagem sobre o dez vezes vencedor do Monte-Carlo, Sébastien Ogier. O francês pressionou durante a manhã ao vencer a SS10, mas optou por uma abordagem mais cautelosa à tarde, à medida que a neve deu lugar a lama e água.

Adrien Fourmaux manteve-se como o melhor piloto da Hyundai, em quarto lugar, após um dia exigente de gestão de aderência, enquanto o companheiro de equipa Thierry Neuville recuperou até quinto, apesar de ter perdido tempo com um pião na SS12.

Apesar de um furo logo no início, Jon Armstrong, da M-Sport Ford, continuou a impressionar na sua estreia aos comandos de um Rally1, ocupando o sexto lugar. Já Hayden Paddon viveu um dia amargo: o neozelandês apostava na sobrevivência até à SS12, onde saiu de estrada e ficou preso num campo, caindo para a 13.ª posição da geral. A mesma classificativa ditou também o abandono de Sami Pajari, após um toque numa árvore.

O líder do WRC2, Léo Rossel, ocupa o sétimo lugar da geral, seguido por Grégoire Munster e Takamoto Katsuta, que recuperou até nono depois de problemas na direcção assistida na sexta-feira. Com o abandono de Nikolay Gryazin na SS12, Roberto Daprà fecha o top-10.

A jornada final de domingo conta com quatro classificativas e 71,9 quilómetros ao cronómetro, incluindo duas passagens pela lendária Col de Turini.

CLASSIFICAÇÃO 3ª ETAPA
1º – O. Solberg E. Edmondson Toyota GR Yaris Rally1 3:16:34.1
2º – E. Evans S. Martin Toyota GR Yaris Rally1 +59.3
3º – S. Ogier V. Landais Toyota GR Yaris Rally1 +1:25.3
4º A. Fourmaux A. Coria Hyundai i20 N Rally1 +6:02.9
5º – T. Neuville M. Wydaeghe Hyundai i20 N Rally1 +7:23.0
6º – J. Armstrong S. Byrne Ford Puma Rally1 +10:03.9
7º – L. Rossel G. Mercoiret Citroën C3 +10:57.7
8º – G. Munster L. Louka Ford Puma Rally1 +11:29.3
9º – T. Katsuta A. Johnston Toyota GR Yaris Rally1 +11:36.9
10º – R. Daprà L. Guglielmetti Škoda Fabia RS +12:25.6


Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo