
Sébastien Ogier conquistou a vitória na primeira edição do Rally de Paraguai, reforçando as suas esperanças no título do WRC (subiu a segundo com os mesmos pontos de Rovanpera) e garantindo à Toyota o 102.º triunfo no Mundial de Ralis, igualando o recorde absoluto da Citroën.
O triunfo do oito vezes campeão do mundo coroou uma semana de recuperação extraordinária, que começou com a perda de quase 40 segundos devido a um furo na sexta-feira, mas terminou com a vitória no rali e a redução da diferença para apenas nove pontos em relação ao líder do campeonato, Elfyn Evans.
A 18.ª vitória de Ogier pela Toyota também o torna o piloto mais bem-sucedido de sempre do construtor japonês – um recorde que até aqui partilhava com Kalle Rovanperä.
No entanto, o francês não escondeu a frustração com a sua prestação na Wolf Power Stage, onde apanhou chuva intensa, enquanto outros beneficiaram de melhores condições.
“Acho que podemos estar muito orgulhosos da performance que o Vincent [Landais, navegador] e eu fizemos este fim de semana. Os pontos não refletem totalmente isso neste momento, essa é a única parte negativa, mas continua a ser uma vitória e isso é o mais importante”, afirmou Ogier, que terminou apenas com o 10.º melhor tempo na última especial, que atribui pontos extra.
“A América do Sul nunca foi propriamente o lugar das minhas maiores sortes. O único rali que nunca venci foi a Argentina, e no Chile também já tivemos azar, como no ano passado. É bom finalmente estar no lugar mais alto do pódio perante uma atmosfera incrível. Foi um grande sucesso para a primeira vez aqui”, acrescentou.
A Wolf Power Stage reservou o maior golpe do fim de semana para Adrien Fourmaux, que viu escapar-se-lhe um lugar no pódio. O piloto do Hyundai i20 N Rally1 esteve em posição para alcançar o melhor resultado da sua carreira, depois de passar a maior parte do rali em segundo, mas caiu para quarto ao registar apenas o oitavo tempo quando mais importava. Já depois do rali, a Hyundai retirou Fourmaux da classificação, permitindo a Tanak subir um lugar.
Evans bateu Thierry Neuville por apenas um segundo e garantiu o segundo lugar, além de aumentar a sua vantagem no campeonato, que era de apenas três pontos antes desta 10.ª ronda da época. Ainda assim, Neuville brilhou na Power Stage, assinando o melhor tempo, o que lhe permitiu saltar para o último lugar do pódio e terminar 1,3 segundos à frente do desapontado colega de equipa Fourmaux.
Ott Tänak levou o seu Hyundai até ao quinto posto, apenas 2,1 segundos atrás de Fourmaux, enquanto o bicampeão Kalle Rovanperä não foi além do sexto lugar, depois de um furo no sábado arruinar as suas aspirações de vitória. O finlandês está agora empatado com o colega de equipa Ogier, ambos com 189 pontos na luta pelo título.
Sami Pajari foi sétimo com outro Toyota, enquanto Oliver Solberg venceu em WRC2 após um fim de semana dominante, no qual subiu de 10.º a 1.º da categoria ao longo de três dias. Yohan Rossel e Nikolay Gryazin completaram o top 10.
A 102.ª vitória da Toyota iguala o recorde da Citroën como construtor mais vitorioso da história do WRC. A marca japonesa soma já nove vitórias nas dez provas disputadas em 2025, confirmando uma temporada de domínio absoluto.
A aventura sul-americana do WRC prossegue dentro de menos de duas semanas, quando o campeonato ruma a Concepción para o Rally Chile Bio Bío, em terra batida, de 11 a 14 de setembro.
VENCEDORES DE TROÇOS
Sebastien Ogier (9), Kalle Rovanpera (5), Adrien Fourmaux (2), Thierry Neuville (2), Ott Tanak (1)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Kalle Rovanpera (Pec 1 e 2); Adrien Fourmaux (Pec 3 a 6); Kalle Rovanpera (Pec 7 a 13); Sebastien Ogier (Pec 14 a 19)
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1) 3h00m06.6s
2 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) +26.2s
3 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +27.2s
4 Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) +30.6s
5 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1) +2m05.2s
6 Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +3m35.5s
7 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR Yaris Rally2) +6m53.8s
8 Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroën C3 Rally2) +7m16.3s
9 Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Škoda Fabia RS Rally2) +8m48.2s
10 Fabrizio Zaldivar/Marcelo Der Ohannesian (Škoda Fabia RS Rally2) +9m17.0s
CLASSIFICAÇÃO WRC (APÓS 10 PROVAS)
1 Elfyn Evans 198 points
2 Kalle Rovanperä 191
3 Sébastien Ogier 189
4 Ott Tänak 180
5 Thierry Neuville 150
6 Takamoto Katsuta 88
7 Adrien Fourmaux 71
8 Oliver Solberg 58
9 Sami Pajari 56
10 Grégoire Munster 21
CLASSIFICAÇÃO MARCAS
1 TOYOTA GAZOO Racing World Rally Team 513 points
2 Hyundai Shell Mobis World Rally Team 413
3 M-Sport Ford World Rally Team 143
4 TOYOTA GAZOO Racing WRT2 96