
Aos 18 anos e com escassos três meses de carta de condução, o jovem Francisco Fontes conquistou a primeira vitória da carreira. Ao lado do experiente navegador Nuno Rodrigues da Silva, o piloto do Lancia Ypsilon HF Racing Rally6 foi o primeiro classificado do Rallye Vidreiro–Centro de Portugal, no âmbito do “FPAK Júnior Team Ralis”.
No final da prova disputada nos concelhos de Alcobaça, Marinha Grande e Pombal, o jovem caloiro da Faculdade de Engenharia do Porto não escondeu a satisfação pelo feito:
“Estou muito contente! É a primeira vitória da minha carreira. Esta prova confirmou a minha evolução e que estamos a dar os passos certos neste projeto. Foi um rali em que andei depressa, mas sempre com alguma margem, em função da vantagem que fui consolidando para os adversários mais diretos. Foi um rali difícil, em que o risco de furar era grande ou de ser surpreendido pela sujidade dos troços.”
Francisco Fontes confessou que o tempo perdido por um dos seus principais rivais, Pedro Câmara, no segundo troço, alterou ligeiramente a sua abordagem à prova. “Tenho pena que o Pedro Câmara tenha perdido as hipóteses de lutar pela vitória, pois assim perdi uma referência”, confessou.
A primeira vitória é dedicada a todos os que apoiam o projeto: “Estou muito feliz e dedico esta vitória ao meu pai, ao meu avô e a toda a minha família, bem como ao meu padrinho Abel, à Sports & You e a todos os que acreditam em mim, nomeadamente os meus patrocinadores. Mas obrigado também ao Nuno Rodrigues da Silva, também decisivo para a conquista da vitória”.
O “FPAK Júnior Team Ralis” regressa com o Rally de Lisboa, a disputar nos dias 31 de outubro e 1 de novembro.