MundialWRC

Evans mais próximo da vitória (Rally da Suécia – 2ª Etapa)

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS

Elfyn Evans, aos comandos do Toyota GR Yaris Rally2, vai partir para a etapa final de domingo do Rally da Suécia com uma vantagem de 13,3 segundos na liderança da prova, depois de uma exibição dominante no sábado que deixou a Toyota Gazoo Racing firmemente no controlo das primeiras quatro posições da geral!!!

O rali mudou logo na PEC 9 — Vännäs 1. Evans atacou forte no primeiro troço do dia, batendo o então líder Katsuta por 7,2 segundos para assumir a liderança com 4,4 segundos de vantagem.

O galês ampliou a diferença até 18,0 segundos na PEC 13, antes de Katsuta reduzir a margem nos dois últimos troços do dia para 13,3 segundos à entrada da derradeira etapa.

“Esta manhã foi bastante boa, mas a tarde foi mais irregular”, disse Evans. “Cuidar dos pneus foi mais difícil e não é propriamente a minha especialidade, mas ainda assim foi uma tarde limpa.”

Katsuta, que persegue aquela que seria a sua primeira vitória no WRC, teve dificuldades em explicar a súbita perda de sensibilidade do carro ao longo do dia. “Sinto que não tenho tração nem aderência. Não sei porquê. É muito estranho”, admitiu.

Atrás deles, Pajari voltou a demonstrar a sua crescente autoridade no nível Rally1. Os melhores tempos nas PEC 12 e 14 consolidaram o terceiro lugar, a 25,4 segundos da liderança, mas confortavelmente isolado da luta que vinha atrás.

O favorito inicial Oliver Solberg continuou a recuperação após o tempo perdido na sexta-feira, subindo de sexto para quarto, a 58,4 segundos. O sueco encontrou condições cada vez mais difíceis à medida que a base de neve solta se degradava. “Foi uma tarde complicada, difícil encontrar ritmo e confiança”, disse o líder do campeonato. “Em alguns pontos parecia uma pista de patinagem.”

Foi mais um dia exigente para a Hyundai Motorsport. Esapekka Lappi terminou o sábado em quinto, a 1m09,5s da liderança, enquanto Adrien Fourmaux foi sexto depois de testar afinações “agressivas” nos amortecedores à procura de mais andamento. Thierry Neuville, sétimo, fez o melhor tempo na última especial do dia, mas admitiu que a performance geral continuava aquém. “É tudo o que temos neste momento, mas pelo menos ainda deu para nos divertirmos um pouco”, refletiu Neuville.

O sábado trouxe também um momento de destaque para a M-Sport Ford. Martins Sesks impressionou na PEC 10 — Sarsjöliden 1 (14,23 km), batendo Evans por 0,9 segundos para conquistar a sua oitava vitória em especiais do WRC com um Ford Puma Rally1.

Mais tarde enfrentou avisos de pressão de água, mas conseguiu regressar em segurança ao parque fechado. O colega Jon Armstrong manteve o oitavo lugar, enquanto Josh McErlean superou problemas intermitentes no sistema de luzes a alta velocidade para segurar o nono posto, à frente do líder do WRC2, Roope Korhonen.

Restam três especiais no domingo: dupla passagem por Västervik, seguida da decisiva Wolf Power Stage em Umeå 2.

CLASSIFICAÇÃO 2ª ETAPA
1 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1) 2h05m14.6s
2 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1) +13.3s
3 Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR YARIS Rally1) +25.4s
4 Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Toyota GR YARIS Rally1) +58.4s
5 Esapekka Lappi/Enni Mälkönen (Hyundai i20 N Rally1) +1m09.5s
6 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Hyundai i20 N Rally1) +1m17.7s
7 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) +2m10.0s
8 Jon Armstrong/Shane Byrne (Ford Puma Rally1) +3m24.8s
9 Josh McErlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) +4m48.8s
10 Roope Korhonen/Anssi Viinikka (Toyota GR Yaris Rally2) +8m24.1s

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo