
COMUNICADO FIA
Aprovados pela primeira vez pelo Conselho Mundial do Desporto Automóvel em 2024, após uma extensa consulta com as partes interessadas do WRC, os regulamentos WRC27 estabelecem um enquadramento destinado a melhorar a acessibilidade, a flexibilidade e o controlo de custos ao mais alto nível do rali, preservando simultaneamente o desempenho e o espetáculo que definem o campeonato.
O conceito Rally1 WRC27 fornece a primeira representação visual destes princípios, traduzindo o enquadramento regulamentar numa visão clara para o futuro do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA.
Uma base orientada para a segurança
No centro do conceito WRC27 encontra-se a sua célula de segurança em estrutura tubular, que se baseia na estrutura introduzida com os carros Rally1 de 2022. Desenvolvida através de extensas simulações, comparações e testes de impacto com protótipos, a nova célula de segurança assegura elevados níveis de proteção dos ocupantes, ao mesmo tempo que reduz a complexidade e os custos globais. Em comparação com gerações anteriores, a estrutura oferece melhorias significativas na redução de intrusão e na absorção de energia em impactos frontais, laterais, no tejadilho e traseiros.
Design de veículo flexível
Em torno da célula de segurança encontra-se um enquadramento de carroçaria concebido para privilegiar a flexibilidade. Em vez de exigir que os carros derivem de modelos de produção atuais, os regulamentos WRC27 definem um volume de referência dentro do qual todos os painéis exteriores devem estar contidos.
Dentro deste volume, os Construtores são livres de desenvolver uma vasta gama de designs, desde soluções baseadas em modelos de produção até conceitos de rali feitos à medida. Os dispositivos aerodinâmicos do novo carro também foram simplificados, de modo a reduzir os custos de desenvolvimento e a complexidade técnica.
Um futuro de Construtores
Os regulamentos WRC27 abrem a principal categoria do campeonato a um leque mais alargado de concorrentes, ao reunir tanto OEM (Fabricantes) como Tuners numa única definição de Construtores.
Ao definir ambas as entidades como Construtores, os regulamentos WRC27 alargam o pelotão e reforçam a competitividade ao mais alto nível.
De acordo com os regulamentos, um Construtor é definido como a entidade responsável pelo projeto e construção de um carro WRC27, pela sua apresentação à FIA para homologação e pela comercialização do carro e das respetivas peças associadas.
Desempenho acessível
O desempenho acessível está no centro do pacote WRC27, com o objetivo de reduzir a diferença de performance que atualmente existe entre o escalão de topo e o segundo escalão da competição, facilitando aos jovens pilotos o acesso à janela de desempenho sem necessidade de extensos testes específicos por carro.
Os carros serão equipados com um motor de combustão interna 1.6 litros turbo, com uma potência aproximada de 290 cavalos, associado a um sistema de tração integral e a uma caixa de velocidades de cinco relações. A suspensão adota uma configuração de duplo triângulo, com sistemas de travagem e direção derivados das atuais especificações Rally2, proporcionando um pacote de elevado desempenho e custo controlado, adequado às exigências únicas do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA.
O carro WRC27 é construído em torno de um chassis de estrutura tubular, definido dentro de uma pegada de veículo com comprimento mínimo de 4100 mm, comprimento máximo de 4300 mm, largura máxima de 1875 mm, distância entre eixos mínima de 2600 mm e altura mínima de 1270 mm, dentro da qual os Construtores são livres de criar uma vasta gama de designs.
Reestruturação da Pirâmide dos Ralis
À medida que o Campeonato do Mundo de Ralis da FIA entra no seu próximo ciclo regulamentar, os carros WRC27 irão competir lado a lado com a atual maquinaria Rally2 na categoria principal, reunindo uma ampla diversidade de carros competitivos ao mais alto nível do rali internacional.
Plataforma de motorização preparada para o futuro
A flexibilidade da motorização está no cerne da filosofia WRC27. Embora a configuração inicial prevista para os primeiros anos do ciclo regulamentar seja um motor de combustão interna 1.6 litros turbo alimentado por combustível sustentável, o enquadramento permite a futura introdução de soluções de motorização alternativas.
Redução dos custos de competição
A redução dos custos de competir ao mais alto nível do rali tem sido um dos principais objetivos dos regulamentos WRC27. O preço de um carro pronto a competir foi limitado a 345.000 euros para a especificação de asfalto, representando uma redução superior a 50 por cento face à fórmula anterior.
Estas poupanças resultam de especificações de custo dos componentes e de uma maior durabilidade, reduzindo tanto os custos de aquisição como de substituição ao longo de uma época. Os regulamentos visam igualmente a redução dos custos operacionais através de limites ao pessoal, menores exigências logísticas, maior utilização de infraestruturas locais e uma maior conectividade de dados para apoiar a engenharia à distância.
O Presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, afirmou:
“Os regulamentos WRC27 representam um momento decisivo para o Campeonato do Mundo de Ralis da FIA. Estabelecem um enquadramento focado no controlo de custos, na sustentabilidade e na acessibilidade, salvaguardando simultaneamente o desempenho e o desafio técnico que definem o rali ao mais alto nível. O conceito Rally1 WRC27 mostra como estes princípios se conjugam e definem a direção para o desenvolvimento da próxima geração de carros de ralis.”
O Vice-Presidente da FIA para o Desporto, Malcolm Wilson, comentou:
“A flexibilidade é uma característica definidora dos regulamentos WRC27. Os novos conceitos Rally1 que divulgámos foram concebidos de acordo com estas especificações, demonstrando como essa flexibilidade pode ser aplicada na prática. Pela primeira vez, evidenciam a variedade de soluções técnicas e conceitos de veículos que podem ser desenvolvidos dentro do enquadramento, cumprindo simultaneamente as exigências da competição de topo do Campeonato do Mundo de Ralis da FIA.”
Peter Thul, Diretor Desportivo do Promotor do WRC, afirmou:
“Enquanto Promotor, saudamos os novos regulamentos, que colocam uma forte ênfase na acessibilidade económica. Estamos absolutamente confiantes de que isto conduzirá a um aumento do número de fabricantes e, agora, de construtores a competir no topo da nossa modalidade. Houve um diálogo positivo e aberto entre todas as partes ao longo de todo este processo e agora precisamos de continuar a trabalhar em conjunto para garantir que 2027 marca o início da melhor era de sempre do WRC.”



