Fontes procura o penta no Vidreiro
O Rali Vidreiro é a oitava e derradeira prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2022 e vai contar com a presença do Citroen Vodafone Team. Realizado em pisos de asfalto, o rali vai para a estrada nos dias 7 e 8 de outubro na zona da Marinha Grande. É uma prova que o bicampeão de Portugal de Ralis, José Pedro Fontes, venceu, na companhia de Inês Ponte, em 2014, 2016 e 2019, em Citroën. O piloto do Citroen Vodafone Team venceu, também, a edição 2010 da prova organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande.
Após a vitória entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis no Rali Vinho Madeira, José Pedro Fontes e Inês Ponte enfrentaram o Rali da Água – Alto Tâmega com vívidas espectativas de ainda discutir o título de 2022, apesar da dificuldade dessa tarefa. Infelizmente, o excelente andamento evidenciado pelo piloto do Citroen C3 Rally2 no asfalto de Chaves não foi recompensado.
Quando estavam na luta pela vitória, José Pedro Fontes e Inês Ponte foram surpreendidos por um furo que os atirou para um injusto sexto posto final. Contas feitas, e apesar deste contratempo, a dupla do Citroen Vodafone Team ascendeu ao segundo lugar do campeonato, posição que deseja consolidar nesta derradeira prova do CPR.
O Rali Vidreiro – Centro de Portugal Marinha Grande é uma prova com 107,30 km de provas especiais de classificação e um total de 251,99 quilómetros de ligações. Este é um rali clássico no calendário do CPR disputado em estradas rápidas e exigentes na zona de São Pedro de Moel, Marinha Grande e Alvaiázere.
José Pedro Fontes na antevisão da prova, lembra que “está é uma prova exigente, mas que dá muito prazer disputar. Como lembrei no início da fase de asfalto do campeonato, iriamos atacar neste tipo de piso e lutar pelo campeonato. O segundo lugar em Castelo Branco e a vitória, no CPR, na Madeira deram-nos uma injeção de confiança que não ficou abalada com o azar sofrido no Rali da Água – Alto Tâmega. O furo que nos retirou uma possível vitória, inviabilizou a continuação da luta pelo título, mas no Rali Vidreiro temos a oportunidade de conquistar o vice-campeonato. Naturalmente que com o palmarés que eu e a Inês (Ponte) temos no Rali Vidreiro somos candidatos à vitória e fechar com chave de ouro um campeonato onde com um pouco mais de sorte poderia ter-nos sorrido.” Portanto, o objetivo do bicampeão de Portugal de Ralis é simples. “Claramente, quero a quinta vitória no Rali Vidreiro (quarta com a Inês) e conquistar o vice-campeonato de 2022.”

