
Na estreia no Campeonato de Portugal de Ralis (CPR), Francisco Fontes garantiu um excelente segundo lugar na competição “FPAK Júnior Team Ralis”, no Rali da Água – Transibérico Eurocidade Chaves-Verín. Este pódio marca um início promissor para o jovem piloto de 18 anos e também para o novo Lancia Ypsilon HF Racing Rally6, que assinalou o regresso da icónica marca italiana às classificativas nacionais.
Ainda nem sequer tinha nascido quando o pai se sagrou, pela primeira vez, campeão nacional de ralis. Mas 20 anos depois, Francisco Fontes confirmou que está à altura do legado da família. Na prova que teve como palco a região transfronteiriça de Trás-os-Montes e da Galiza, o jovem de 18 anos foi o segundo classificado entre os “FPAK Júnior Team Ralis”, uma competição promovida pela entidade federativa que visa lançar novos talentos para os ralis.
“O primeiro dia do rali foi difícil, com dois excessos —um no shakedown e outro no primeiro troço— que me fizeram perder bastante confiança”, confessou Francisco Fontes. “À medida que o rali foi decorrendo, fui melhorando, mas o mais importante é que acumulei importantes quilómetros para a minha aprendizagem”.
A prova, descrita como “bastante rápida” pelo piloto, permitiu-lhe evoluir e ganhar experiência. “Não foi um rali nada fácil, muitas vezes com condições de aderência bastante difíceis por causa das passagens nas bermas. Mas a experiência do Hugo Magalhães (o navegador) foi fundamental para chegar ao fim e conquistar este resultado”.
Por último, Francisco Fontes fez questão de sublinhar: “O nível na FPAK Júnior Team está altíssimo e dou os parabéns ao Pedro Câmara, pelo excelente rali que fez. Eu só agora é que estou a dar os primeiros passos. Ainda tenho um longo caminho a percorrer e muito a aprender, mas sei que vou lá chegar. Muito obrigado a todos que me estão a apoiar, nomeadamente os meus patrocinadores.”