HELP21 Rally Team atingiu objetivos em Monchique
A equipa HELP21 Rally Team, com Marco Gonçalves e Fernando Almeida, marcou presença no Rali Vila de Monchique 2015, no passado fim-de-semana, atingindo os objetivos a que se propôs.
Decorreu no passado fim-de-semana o Rali Vila de Monchique, prova que contou para o Campeonato FPAK Sul, para o Campeonato de Iniciados, Campeonato de Clássicos, Taça de Asfalto e Challenge DS3 R1. Contando a prova para tantos campeonatos, foi com agrado que se verificou que a lista de inscritos chegava às quatro dezenas. O esquema de classificativas propostas pelo Clube Automóvel do Sul era muito interessante e prometia bastante animação durante o rali. A instabilidade do tempo, e a consequente escolha dos pneus certos, acabava por ser também um fator de interesse na prova.
O sábado foi dia de reconhecimentos e de Super Especial noturna nas ruas de Monchique. Os reconhecimentos correram bem e a equipa mostrava-se confiante para o rali. No entanto, num pequeno teste efetuado no sábado à tarde, o carro desligou-se por completo, não voltando a pegar e instalando a incerteza sobre a presença à partida para o rali. A peça, um relé, não é fácil de encontrar e, estando a mesma irremediavelmente estragada, o motor recusava-se a pegar. Mas os ralis também são isto, a equipa Simão Marques e João Serôdio (Peugeot 205 GTI), instalados na assistência ao lado da nossa, prontamente cederam uma peça à equipa, viabilizando assim a participação do HELP21 Rally Team no rali. A eles o nosso muito obrigado.
A Super Especial de sábado foi rica em emoções, já que a chuva baralhou por completo os tempos. O facto de cerca de metade dos concorrentes ter feito a Super Especial com piso seco (o nosso caso), e outros com piso molhado, fez com que houvesse bastantes surpresas na tabela classificativa. A Super Especial em si correu bem, sem erros de percurso ou toques nos obstáculos, e o tempo obtido colocava a equipa a meio da tabela classificativa. Infelizmente, uma penalização de 2 minutos, colocaria a equipa no final da tabela.
No domingo, os objetivos passavam por atacar na ronda da manhã, na tentativa de recuperar o tempo perdido com a penalização obtida na noite anterior. No entanto, a chuva que tinha caído durante a noite, e que continuou ainda a cair, por vezes, durante a manhã, assim como algum nevoeiro que ainda se fazia sentir na primeira passagem pela classificativa da Fóia, obrigavam a equipa a rever a sua estratégia, adotando, assim, um ritmo rápido, mas cauteloso, de forma a assegurar que terminaria o rali, até porque os pneus disponíveis eram mais indicados para piso seco que para pisos molhados. Assim, a equipa começou por fazer tempos mais modestos nas primeiras rondas pelas classificativas, mas, por exemplo, na segunda passagem pelo troço da Fóia, conseguiu retirar 43 segundos ao tempo efetuado na primeira, e na terceira passagem pelo mesmo troço conseguiu ainda retirar mais 12 segundos.
Da parte da tarde, e com o tempo ligeiramente mais estável, a equipa tentou fazer melhores tempos, mas o facto de o escape se ter partido na primeira classificativa da tarde levou a uma perda de potência do carro ao longo da tarde, o que impossibilitou a equipa de atacar, limitando-se a mesma a gerir o seu andamento de forma a terminar a prova para obter o máximo de pontos possíveis para o campeonato.
No final, a vitória na Divisão e na Classe e o terceiro lugar nas 2 rodas motrizes no Campeonato FPAK Sul, foram um merecido prémio para a equipa, que corria na sua terra natal.
Marco Gonçalves referia no final que “é o resultado possível com as condicionantes que tivemos nesta prova. Mas antes de mais, quero agradecer ao Simão Marques o facto de nos ter emprestado o relé. Sem ele não teríamos sequer arrancado para a prova. Quanto à nossa prestação, limitados aos pneus que tínhamos, e com o facto de o escape se ter partido da parte da tarde, fazendo com que o carro não tivesse força na saída das curvas mais fechadas, e o troço de Monchique era repleto delas, o resultado obtido foi, na minha opinião, um merecido prémio. O nosso objetivo passava por terminar a prova, pontuando o máximo possível, aproveitando o facto do nosso concorrente na classe estar ausente. Agora, estamos já a pensar na fase de terra, e vamos começar a trabalhar nesse sentido.”
A equipa agradece aos familiares e amigos todo o apoio dado. Agradecemos igualmente aos nossos patrocinadores e parceiros – HELP 21, Gras Savoye NSA, HERBALIFE 24 – Membro Independente, Junta de Freguesia de Monchique, Fuchs Lubrificantes, Automonumento, Lda, Rapid-Sport, CARGAQUATRO, FA Developments e a Flexipub – a sua participação no projecto de 2015.