Hyundai fala da sua estreia no WRC
Decorrido pouco mais de um ano desde a sua criação, a equipa Hyundai Motorsport está a postos para o competitivo Mundial de Ralis que tem início esta semana, onde dois Hyundai i20 WRC irão disputar o Rali de Monte Carlo, primeira prova da temporada de 2014.
Desenvolvido em Alzenau, Alemanha, o i20 WRC e a Hyundai Shell World Rally Team irão enfrentar adversários experientes durante o complexo Rali de Monte Carlo, tendo realizado apenas seis meses de testes – o que perfaz um total de 8.000km acumulados ao longo de 16 sessões de testes na Europa.
O Rali de Monte Carlo marca a estreia da Hyundai Shell World Rally Team como novo participante e do Hyundai i20 WRC anunciando também a estreia dos belgas Thierry Neuville e Nicolas Gilsoul, bem como dos espanhóis Dani Sordo e Marc Martí ao volante dos respectivos Hyundai i20 WRC.
Apesar das conquistas alcançadas até ao momento durante a preparação dos dois veículos i20 WRC num curto espaço de tempo, a Hyundai Shell World Rally Team definiu objectivos realistas para as diversas provas do WRC temporada 2014: acumular o máximo de quilómetros possível com ambos os carros e ganhar experiência com a competição. Cada Rali irá marcar um importante passo para o desenvolvimento e aperfeiçoamento contínuo da equipa.
“Temos actualmente uma equipa de jovens profissionais altamente talentosos na nossa fábrica”, afirmou o Chefe de Equipa Michel Nandan. “No Rali de Monte Carlo, o enorme trabalho que temos realizado até agora irá ser colocado em prática. Este rali é o primeiro desafio e o mais importante do conjunto de provas e finalmente estamos lá, é um momento significativo e especial para todos nós. É claro que o ‘Monte’ é uma prova complexa e imprevisível, mas é óptimo integrar um Rali tão famoso”, continuou Nadan.
“Temos dois excelentes pilotos que deram à equipa um grande impulso. Todos nós sabemos que o Thierry pode alcançar uma excelente performance, apesar da sua tenra idade, enquanto Dani tem muita experiência no WRC e no Rali de Monte Carlo. Posso decididamente afirmar que temos um misto de equipa muito boa! Não vamos definir quaisquer objectivos relativamente a resultados, pois a nossa prioridade é terminar a prova com ambos os carros, aprender o máximo possível e usar isso como base para melhorar nas provas seguintes”, concluiu.
A Hyundai Shell World Rally Team preparou-se para esta primeira prova da temporada 2014 WRC no mês passado com uma semana de testes nos Alpes Franceses com Neuville e Sordo a alternar ao volante do Hyundai i20 WRC. O piloto belga e o espanhol completaram igualmente um teste adicional esta semana antes do grande início do campeonato WRC.
Para Neuville – que irá conduzir o Hyundai i20 WRC número 7 – este ano marcará a sua quarta participação no Rali do ‘Monte’, além de ser a sua primeira prova como piloto da Hyundai Shell World Rally Team: “Nicolas (Gilsoul, co-piloto) e eu estamos muito ansiosos para embarcar nesta nova aventura com a Hyundai Shell World Rally Team e enfrentar esta primeira prova com a equipa e com o Hyundai i20 WRC. Não posso dizer que o Rali de Monte Carlo é das provas que mais gosto. É bastante difícil manter o ritmo e alcançar bons tempos e facilmente se pode perder tempo ao escolher erradamente os pneus. Realmente não é possível prever o que vamos encontrar em cada esquina; pode haver gelo no asfalto e podemos ir para fora da estrada com um pequeno erro”, afirma Neuville.
“O nosso objectivo é terminar a prova, ganhando experiência e acumulando quilómetros para desenvolver ainda mais o Hyundai i20 WRC. Realizou-se um óptimo teste antes do Rali de Monte Carlo, onde foi possível conduzir em condições climatéricas muito diferentes. Embora seja muito difícil recriar as condições exactas, vamos entrar na prova e testar tudo, vamos dar absolutamente tudo por tudo”.
Na sua sétima participação no Rali de Monte Carlo, Sordo (Hyundai i20 WRC número 8) trará bastante experiência à equipa para a prova inicial, dado o seu histórico na prova: “Marc (Martí, co-piloto) e eu estamos satisfeitos por começar esta temporada com a Hyundai Shell World Rally Team com estreia oficial no Rali de Monte Carlo. Esta é uma prova onde me sinto bastante confortável e tenho muita experiência nas estradas deste percurso, embora seja um Rali muito imprevisível – qualquer situação pode ocorrer, dependendo das condições meteorológicas que se enfrentem durante o percurso. Queremos terminar este Rali e dar à equipa o máximo de retorno possível para continuar o trabalho de desenvolvimento e aperfeiçoamento até aqui realizado”, disse Sordo.
“Fizemos alguns dias de testes com o Hyundai i20 WRC em Dezembro e um adicional esta semana. A primeira impressão é positiva, embora saibamos que ainda há muito trabalho e desafios pela frente. O objectivo deste teste antes da grande prova foi conhecer o carro, tanto quanto possível, mas ao mesmo tempo para definir quais as melhores afinações e estratégias para a prova. Mesmo que tenhamos chegado à equipa apenas há um mês atrás, já temos um bom pressentimento – todos estão motivados e trabalham bastante e com vontade de fazer o melhor possível”, conclui o piloto espanhol.
As equipas terão 40 pneus disponíveis (mais cinco para o Shakedown), podendo escolher entre quatro diferentes misturas de borracha. Sem a regulamentação Rally 2, conjunto de regras que permitem que o piloto se retire da prova para entrar novamente no dia seguinte, o Rali de Monte Carlo vai ser uma prova difícil que requer pilotos extremamente experientes e cuidadosos, pois um único erro pode significar o fim da competição.