WRC

Hyundai fala do regresso a Portugal

hyunda3carrosempor14A Hyundai Shell World Rally Team, que no início deste mês subiu ao pódio no Rali do México, está a preparar-se para a quarta prova do FIA World Rally Championship 2014, o Rali de Portugal, que se realizará na próxima semana.

Agora que o campeonato regressa à Europa, após a viagem pela América Central, a Hyundai Motorsport irá participar no Rali de Portugal com três i20 WRC, o que acontece pela primeira vez num evento WRC, com o intuito de aperfeiçoar o veículo e incrementar a aprendizagem da equipa.

Thierry Neuville e o co-piloto Nicolas Gilsoul, que triunfou no Rali do México, irão liderar o pelotão dos três veículos, aos comandos do i20 WRC nº7, enquanto a dupla finlandesa Juho Hänninen e Tomi Tuominen regressam aos comandos do i20 WRC nº8 pela primeira vez desde o Rali da Suécia. Ambas as equipas serão elegíveis para marcação de pontos.

Serão acompanhados pelo espanhol Dani Sordo e o seu co-piloto Marc Martí, que integrarão a recém-anunciada equipa “Hyundai Motorsport N”, conduzindo o Hyundai i20 WRC nº20. A equipa participará também com Sordo no WRC Fafe Rally Sprint que decorrerá este fim-de-semana, uma prova muito apreciada realizada no mítico troço Fafe/Lameirinha, perto da cidade do Porto e que antecede a grande prova.

Com grande parte do percurso na região do Algarve, o Rally de Portugal é considerado o primeiro evento da temporada em piso de terra batida, em que o percurso combina vias rápidas e largas com outras mais sinuosas e diferentes tipologias de pisos que provocam alterações frequentes de aderência. Estas condições exigem a melhor preparação possível e com o intuito de obter a melhor performance na grande prova, Neuville, Hänninen e Sordo da equipa Hyundai Motorsport, efectuaram duas sessões de testes separados na região.

Apesar da equipa demonstrar grande auto confiança, nomeadamente após a subida ao pódio no Rali do México, os objectivos para o Rali de Portugal continuam a ser os mesmos que a equipa tinha durante as três provas anteriores do WRC: apostar continuamente no aperfeiçoamento do Hyundai i20 WRC e incrementar a aprendizagem da equipa.

Michel Nandan, da Hyundai Motorsport afirma: “A subida ao pódio no Rali do México foi inesperada e constituiu uma excelente recompensa para toda a equipa, após o intenso e árduo trabalho desenvolvido nos últimos meses. No entanto, estamos de
volta com os pés bem assentes na terra e prontos para o grande desafio do Rali de Portugal. Vamos ter três veículos Hyundai i20 WRC juntos em prova pela primeira vez, o que representa uma boa oportunidade para obter mais feedback dos pilotos face ao
desempenho do carro, bem como realizar um maior número de quilómetros. A equipa tem trabalhado arduamente para se preparar para este rali. É importante para nós ter este carro totalmente concebido para a prova em Portugal, pois caso contrário teríamos de aguardar até à prova de Itália, ou seja, quando estivéssemos novamente na Europa. Temos uma boa combinação de pilotos para o Rali de Portugal com Thierry, Juho e Dani, cada um com as suas competências e experiência que certamente nos irão ajudar no aperfeiçoamento contínuo do i20 WRC. O Rali de Portugal não é uma prova fácil, mas nós preparámo-nos bem com vários testes
positivos na região e constatámos que o Hyundai i20 WRC é fiável nas condições de piso que vamos enfrentar. Estamos prontos para este novo desafio, embora o clima continue imprevisível, um importante factor que deve ser tido em consideração.”

Com uma combinação única de experiência, velocidade e consistência, as três equipas da Hyundai Shell World Rally Team estão ansiosas para integrar o Rali de Portugal, tendo como objectivo chegar ao final da prova no Domingo com os três i20 WRC.

Neuville comentou: “Ter subido ao pódio no Rali do México dá-nos naturalmente alguma confiança para o próximo desafio, o Rali de Portugal. No entanto, sabemos muito bem que este será um desafio totalmente diferente. Precisamos de estar concentrados durante toda a prova e ajudar a equipa, chegando com os três veículos ao fim da prova no Domingo. Eu quero arriscar e aventurar-me um pouco, mas a prioridade é ficar na estrada, para que possamos dar à equipa o máximo de informações possíveis sobre o desempenho do carro, precisamente o mesmo objetivo que temos tido desde o início da temporada.”

Hänninen afirma: “Estou realmente ansioso para o Rali de Portugal, o meu primeiro rali em piso de terra batida com o Hyundai i20 WRC. Depois de efectuar uma série de testes com a equipa no ano passado e um pouco de preparação específica para esta prova, tenho um bom pressentimento sobre o carro e julgo que temos um bom veículo e uma boa equipa para esta prova. Claro que o objectivo para a prova, ainda é terminar sem quaisquer problemas, mas ficaríamos muito felizes se pudéssemos mesmo terminar com uma boa classificação”.

Sordo comentou: “Estou feliz por integrar a equipa da Hyundai no Rali de Portugal, uma prova da qual eu gosto bastante e onde alcancei bons resultados no passado. É também uma prova muito importante para a equipa, pois haverá três carros Hyundai i20 WRC em pista pela primeira vez. Testámos o i20 WRC durante dois dias, antes do evento, mas também vamos ter a oportunidade de participar no WRC Fafe Rally Sprint, neste fim-de-semana, que me permitirá conhecer melhor o desempenho do carro em
pisos de terra batida.”

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo