ERCMundial

Jon Armstrong na frente do do JDS Machinery Rali Ceredigion

Jon Armstrong realizou uma prestação impressionante e chega ao último dia do JDS Machinery Rali Ceredigion, sétima prova do FIA Campeonato da Europa de Ralis de 2025, com uma curta vantagem de 7,3 segundos.

Armstrong esteve envolvido numa intensa batalha com o seu colega de equipa da M-Sport Ford World Rally Team, Romet Jürgenson, ao longo das sete complicadas especiais de asfalto de sábado, com ambos, aos comandos dos Ford Fiesta Rally2 equipados com pneus Pirelli, a destacarem-se do restante pelotão.

O líder do campeonato, Miko Marczyk, reforçou as suas aspirações ao título ao terminar o dia em terceiro, a 20,9 segundos de Armstrong, enquanto o seu rival direto na luta pelos pontos, Andrea Mabellini, conseguiu recuperar até ao sexto lugar depois de ter sofrido uma penalização de dois minutos antes do início do rali, devido a uma infração da sua equipa durante as reconhecimentos.

“Foi um bom dia, apenas um erro”, disse Armstrong. “Obviamente, está muito renhido entre mim e o Romet, o que torna as coisas um pouco mais fáceis por um lado, mas também mais difíceis, porque é preciso manter um bom ritmo de condução sem ter de gerir uma grande vantagem. Amanhã será um dia importante e o tempo parece que vai ser bastante determinante.”

Armstrong começou o dia a vencer a SS2, ao serviço da Motorsport Ireland Rally Academy, batendo Jürgenson por 0,6 segundos e assumindo a liderança da classificação geral com 0,3 segundos de vantagem sobre Marczyk, que era o líder após a primeira etapa.

Apesar de um susto a alta velocidade, Jürgenson alcançou a sua primeira vitória em especiais no ERC ao ser o mais rápido na SS3, Y Diafol, considerada a mais exigente do troço. O estónio foi 1,7 segundos mais rápido do que Armstrong, que teve sorte em não perder muito tempo após meio pião contra um poste, ao sair descompensado numa curva direita cada vez mais enlameada.

A luta continuou durante a tarde, com Armstrong a começar a afastar-se de Jürgenson depois de o bater por 3,3 segundos na SS6. O estónio respondeu na SS7, recuperando 1,2 segundos, antes de igualar o tempo do rival na super especial que encerrou o dia, realizada no centro de Aberystwyth.

“Foi um dia realmente positivo”, afirmou Jürgenson. “Foi um pouco surpreendente para mim estar na frente com o Jon, mas é encorajador para o futuro, porque ainda não tenho muita experiência neste tipo de pisos, mas está a correr muito bem.”

Marczyk fechou a primeira secção do dia ao vencer a SS4 e ascender ao terceiro lugar. O polaco manteve a posição durante a tarde e começou a afastar-se do líder do Probite British Rally Championship, William Creighton, que terminou o dia em quarto.

“Foi um dia longo, mas amanhã temos de fazer o mesmo trabalho que hoje”, comentou Marczyk, que lidera Mabellini no campeonato do ERC por quatro pontos, tendo em conta as posições atuais e os resultados descartados. “Estou concentrado em tirar o máximo de amanhã, especialmente na Power Stage. Mas para lá chegar, vou dar o meu melhor.”

Vencedor por duas vezes do Rali Ceredigion, Osian Pryce (Hyundai i20 N Rally2) terminou o dia em quinto, depois de uma etapa complicada, com alguns piões, um problema técnico e falta de confiança para encontrar o limite.

Mabellini segue para domingo no sexto lugar, a 1m08,1s de Pryce, após uma recuperação notável que incluiu vitórias nas especiais SS5 e SS7. O italiano conseguiu superar Callum Black, que caiu para o sétimo posto da geral.

O top 10 ficou completo com o líder do ERC3, Eamonn Kelly, o líder do ERC4 e herói local, Ioan Lloyd, e o vencedor do Master ERC, Martin Vlček.

CLASSIFICAÇÃO 1ª ETAPA
1. J Armstrong / S Byrne IRE Ford Fiesta Mk II 1hr 4m 5.3s
2. R Jürgenson / S Oja EST Ford Fiesta Mk II +7.3s
3. M Marczyk / S Gospodarczyk POL Škoda Fabia RS +20.9s
4. W Creighton / L Regan IRE Toyota GR Yaris Rally2 +31.0s
5. O Pryce / A Hayes GBR / IRE Hyundai i20 N Rally2 +1m 20.2s
6. A Mabellini / V Lenzi ITA Škoda Fabia RS +2m 28.3s

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo