MundialWRC

Josh McErlean e Jon Amstrong na Ford com os Puma Rally1

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS

A M-Sport Ford World Rally Team anuncuioi uma colaboração alargada com a Motorsport Ireland Rally Academy em 2026. A dupla da Academia, Josh McErlean e Eoin Treacy, regressa ao volante do Ford Puma Rally1 no Campeonato do Mundo de Ralis FIA de 2026, juntando-se à época completa os estreantes nos Rally1 Jon Armstrong e Shane Byrne.

McErlean e Treacy alinharão ao lado dos novos colegas de Academia, Armstrong e Byrne, na rampa de partida do Rallye Monte-Carlo, no próximo mês. O quarteto irlandês irá combinar o conhecimento adquirido por McErlean e Treacy ao longo da sua época de estreia em Rally1 em 2025 com a sólida experiência de Armstrong no JWRC e no ERC, para arrancar para 2026 com objetivos bem definidos.

McErlean e Treacy irão tirar partido da experiência inestimável adquirida na sua primeira temporada com o carro Rally1 para evoluir o seu próprio desempenho em 2026, partilhando também esse conhecimento com os novos colegas de equipa. A dupla teve uma época de estreia impressionante com a M-Sport, fazendo a sua primeira participação de sempre no Mónaco — tal como agora acontecerá com Armstrong e Byrne.

McErlean e Treacy impressionaram logo na ronda inaugural da temporada, com uma exibição inteligente e consistente que lhes valeu o sétimo lugar da geral nas geladas classificativas do Rallye Monte-Carlo. Mantiveram esse ímpeto nas provas seguintes, enfrentando desafios e competindo em alguns ralis pela primeira vez nas suas carreiras. A dupla voltou a ter uma prestação positiva no Rali de Portugal, terminando em oitavo, e igualou o seu melhor resultado com o sétimo lugar à geral no Rali da Finlândia e, mais tarde, novamente no Rali da Europa Central.

A experiência de McErlean com o Puma Rally1 evidenciou uma clara evolução ao longo da temporada de 2025, e ele e Treacy estão agora preparados para ganhar ainda mais consistência em 2026 e alcançar resultados mais sólidos.

Com uma carreira construída em máquinas Ford, Armstrong é um verdadeiro exemplo da eficácia da pirâmide de progressão nos ralis. Começou como concorrente no Campeonato Britânico de Ralis desde 2013, num Ford Fiesta R2, competindo em provas nacionais antes de se estrear no ERC e no WRC em 2015, nas categorias ERC3 e RC4, acumulando desde cedo experiência em ralis de referência do WRC como Portugal e Finlândia.

Entre os seus feitos contam-se dois segundos lugares no Campeonato do Mundo de Ralis Júnior, em 2021 e 2022, ao volante de um Ford Fiesta Rally3 com a M-Sport Poland, somando vitórias e pódios em provas júnior na Croácia, Suécia, Estónia e Polónia, entre outras.

A passagem para o Campeonato Europeu de Ralis FIA em 2023 permitiu a Armstrong ampliar ainda mais o seu já impressionante leque de experiências. O piloto conquistou cinco vitórias com o Fiesta Rally3, que lhe valeram o título ERC3. Teve também a oportunidade de se estrear com um carro Rally2 no Royal Rally of Scandinavia, onde terminou à porta do top 10.

Em 2024, Armstrong subiu à categoria principal do ERC ao volante de um Ford Fiesta Rally2, então com Eoin Treacy como copiloto. Uma época produtiva, apoiada pela Motorsport Ireland Rally Academy, deu-lhe um sólido conhecimento das especiais. Essa experiência foi aproveitada em 2025, já com Shane Byrne, para conquistar os primeiros pódios no Rali da Polónia e no Rali da Chéquia (Zlín), antes da primeira vitória no ERC no Wales Rali Ceredigion. A dupla dominou a prova galesa, liderando desde a segunda classificativa até ao final e vencendo quatro troços pelo caminho.

Depois de lutar pelo título do ERC até ao último dia do campeonato, Armstrong terminou como vice-campeão, a apenas seis pontos do primeiro, após mais uma vitória categórica no Rali da Croácia, em outubro.

Motivados pela confiança gerada pelas fortes prestações em 2025, Armstrong e Byrne aguardam com expetativa a parceria com os colegas da Motorsport Ireland Rally Academy, McErlean e Treacy, para dar o salto para o Ford Puma Rally1, estreando-se no Rallye Monte-Carlo, em janeiro.

A M-Sport mostra-se entusiasmada por continuar a trabalhar com a Motorsport Ireland Rally Academy por mais uma temporada e espera alcançar mais bons resultados conjuntos ao longo de 2026.

Novos anúncios relativos ao restante alinhamento da M-Sport serão feitos em breve.

Richard Millener, diretor da M-Sport Ford World Rally Team, afirmou:

“É com enorme satisfação que confirmo o regresso do Josh e do Eoin à equipa para a temporada de 2026. Tiveram uma época de estreia brilhante e a progressão demonstrada com uma experiência tão limitada em Rally1 foi muito clara, por isso é excelente poder dar-lhes a oportunidade de continuar esta trajetória ascendente. Fora das provas, tornaram-se membros muito valorizados da equipa e estou realmente ansioso por voltar a trabalhar com eles.

“É também muito entusiasmante ver o Jon e o Shane a terem a oportunidade de dar o salto para um carro Rally1 connosco. Estou genuinamente curioso para ver como irão evoluir ao longo de 2026. O Jon tem trabalhado para esta oportunidade há muito tempo, e as suas fortes prestações no ERC no final da última época tornaram impossível ignorá-lo.

“Gostaria de agradecer à Motorsport Ireland Rally Academy pelo apoio ao longo da temporada de 2025 e espero desenvolver ainda mais a nossa parceria à medida que avançamos para 2026.”

Josh McErlean disse:

“Estou absolutamente entusiasmado por estar confirmado com a M-Sport para a temporada de 2026 do WRC, e extremamente grato pelo apoio contínuo tanto da equipa como da Motorsport Ireland Rally Academy. Fizemos progressos reais ao longo de 2025 e estou ansioso por construir sobre tudo o que aprendemos e colocá-lo em prática no próximo ano.

Ter mais uma época a este nível significa muito para mim. Estou num ponto completamente diferente a nível mental comparativamente a esta altura do ano passado — mais forte, mais claro e pronto para desfrutar do desafio que aí vem. O meu foco agora é em mim próprio, em dar o meu melhor e em aproveitar ao máximo esta fantástica oportunidade com o Eoin ao meu lado.”

Jon Armstrong afirmou:

“Estou obviamente muito grato pela oportunidade de conduzir um carro Rally1. É algo para o qual trabalhei desde muito jovem, por isso poder competir ao mais alto nível dos ralis é, sem dúvida, um sonho tornado realidade. Claro que houve anos em que as coisas não correram como queríamos e não sabíamos se isso alguma vez iria acontecer, mas tivemos uma época muito forte no ERC, mostrámos o nosso potencial e é natural querer ver até onde conseguimos ir no Campeonato do Mundo de Ralis.

“Estou muito feliz e extremamente agradecido à M-Sport, com quem tenho competido durante grande parte da minha carreira, e também à Motorsport Ireland Rally Academy — sem eles, certamente não estaríamos aqui. Estamos muito entusiasmados com o ano que se avizinha. Haverá muitos bons momentos e, sem dúvida, alguns desafios, mas acredito que já demonstrámos que conseguimos superá-los. Agora é manter-nos fortes, desfrutar da experiência e continuar a lutar.”

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo