Kopecky pela quarta vez no ERC
(Por Carlos Silva)
Depois do abandono prematuro de Bryan Bouffier e de problemas de motor surgidos na etapa de ontem no Peugeot 207 S2000 de François Delecour, a segunda etapa da 7.ª prova pontuável para o C. Europeu de Ralis prometia transformar-se numa autêntica monotonia no que diz respeito à luta pela primeira posição.
E isso foi bem patente ao longo das seis especais percorridas hoje – uma foi anulada por razões de segurança, com o líder Jan Kopecký (Skoda Fabia S2000) a ser o mais rápido em todas elas, tendo Delecour nitidamente levantado o pé sobretudo na segunda passagem pelos troços.
Os cronos efectuados nalguns dos troços onde chegou a ser largamente batido por alguns carros da Produção traduzem isso mesmo, onde decididamente a questão passou apenas em terminar a prova pensando nos pontos do Campeonato local…. A quarta vitória do piloto da Škoda Motorsport em 5 provas está época, e sem menosprezar as capacidades da dupla e equipa checa, resumem aquilo que tem sido competitivamente o primeiro Campeonato Europeu na era pós IRC: monótono!
Se relativamente aos dois primeiros pouco mais a dizer a “história” da terceira posição foi movimentada q.b. Depois do piloto local Edwin Keleti num Mitsubishi Lancer Evo X ter suplantado o Škoda Fabia S2000 do seu compatriota Dan Girtofan na derradeira especial de ontem, Girtofan entra ao ataque recuperando até a “casa” dos 2,5 seg. que o separava de Keleti.
No entanto na demolidora especial de Gâtu Berbecului o carro checo acabou por não resistir (suspensão partida) abandonando definitivamente a prova. Resolvidos os problemas de caixa de velocidade que o apoquentou na etapa de ontem, Toshihiro Arai (Subaru Impreza STI R4) só teve que assumir um andamento de compromisso para facilmente suplantar Keleti da terceira posição e a liderança definitiva na Produção, sobretudo depois do carro do piloto romeno também não ter aguentado com a dureza da prova.
Apesar de não pontuar para a Production Cup – Teams, a Stohl Racing viu Arai oferecer o terceiro triunfo da época para a equipa austríaca, o que demonstra bem o quanto competitivos são os seus Impreza R4 calçados com pneus Yokohama. Mesmo com problemas de travões e um furo à mistura, Marco Tempestini (Škoda Fabia S2000) obteve o seu melhor resultado de sempre da sua carreira a nível internacional (4.º), ele que disputa pela sexta época consecutiva o “romeno” de Ralis. Bateu por 15,2 seg. o Mitsubishi Lancer Evo X R4 de Dávid Botka (5.º), o melhor piloto local da Produção. Depois de ter-se “arrastado” literalmente falando no final da etapa de ontem com o seu Mitsubishi Lancer Evo X R4 (braço de suspensão traseira partido) Valentin Porcisteanu (6.º) foi a par de Botka o mais rápido na Produção local, mas um minuto de penalização por atraso o impediu de bater o seu compatriota.
Resolvidos os problemas de motor que o afectou bastante no primeiro dia, Jaroslav Orsák (Mitsubishi Lancer Evo X R4) recuperou 12 posições na geral para terminar em sétimo, estando agora a somente 12 pontos do ausente Andreas Aigner, líder da Taça de Pilotos – Produção. Depois de perder algum tempo com problemas de caixa no seu Škoda Fabia S2000, o húngaro János Puskádi não foi além da oitava posição batendo em mais de 1 minuto e meio e em carro idêntico Antonín Tlusťák. No que diz respeito as duas rodas motrizes somente na “linha da meta” foi encontrado o vencedor, com Sebastian Barbu (Citroën DS3 R3T) a suplantar o Renault Clio R3 do igualmente romeno Alexandru Filip por apenas 2,9 seg. ! O húngaro Zoltán Bessenyey, 6.º na Roménia, continua líder da ERC 2WD.
Próxima prova pontuável: Barum Czech Rally Zlín (30 Agosto – 1 Setembro)
LÍDERES DO RALI:
Delecour (Pec 1), Boufier (Pec 2 e 3); Kopecky (Pec 4 a 14)
VENCEDORES DE TROÇOS:
Delecour (2); Bouffier (2); Kopecky (9)
PILOTO DOR RALI
Jan Kopecky
MOMENTO DO RALI
Abandono de Bouffier
MENOS DO RALI
Vantagem de Kopecky
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1. Kopecký Jan / Dresler Pavel 02:18:07.8
Škoda Fabia S2000
2. Delecour F. / Savignoni D. 03:02.8
Peugeot 207 S2000
3. Arai Toshihiro / McLoughlin A. 06:03.6
Subaru Impreza STI
4. Tempestini M. / Baggio Lucio 07:33.1
Škoda Fabia S2000
5. Botka Dávid / Mihalik Péter 07:48.3
Mitsubishi Lancer Evo IX R4
6. Porcisteanu V. / Dobre Daniel 08:39.8
Mitsubishi Lancer Evo X R4
7. Orsák Jaroslav / Kostka Lukáš 09:15.6
Mitsubishi Lancer Evo IX R4
8. Puskádi János / Godor Barna 09:59.4
Škoda Fabia S2000
9. Tlusťák A. / Vyoral Lukáš 11:39.1
Škoda Fabia S2000
10. Barbu Sebastian / Baltador H. 18:33.0
Citroën DS3 R3T