Breves

Kubica com primeira vitória no Mundial (WRC2)

Robert Kubica e Maciek Baran realizaram uma prova perfeita naquele que foi o seu segundo rali do Campeonato do Mundo. Depois de assumir o comando da categoria WRC2 logo desde a primeira especial do Rali da Acrópole, os polacos construíram uma grande vantagem, que souberam gerir ao longo do último dia. Alcançado sob condições particularmente adversas, este resultado marca também a primeira vitória internacional do Citroën DS3 RRC.

Depois de Portugal, o Rali da Acrópole marcou a segunda jornada do programa de competição de Robert Kubica no WRC2. A prova começou de modo ideal logo na sexta-feira, quando se instalaram no topo da categoria, depois de assinarem os dois melhores tempos, entrando para o parque fechado com já quase 40 segundos de avanço: « É um bom começo, mesmo se perdemos um pouco de tempo no pó de um concorrente que tinha furado. Também fizemos um pequeno pião na SS2, mas sem consequências. »

Este domínio da prova teve confirmação no sábado de manhã. Fazendo quatro melhores tempos em outras tantas especiais, o piloto do Citroën DS3 RRC cavou um fosso de um minuto adicional para os demais! « Esta etapa permite medir a dificuldade desta prova », analisava durante a assistência a meio do dia. « Quando as estradas são largas, é muito agradável em termos de pilotagem. Eu prefiro as zonas menos demolidoras. Devemos ser pacientes e saber atravessá-las. Há muito a descobrir numa primeira participação, mas de momento está tudo bem! »

Com três melhores tempos suplementares durante a tarde, o polaco completava a 2ª etapa com um avanço de 2m20s sobre Yurii Protasov. Podia, portanto, permitir-se a gerir o avanço no último dia, que se compunha de quatro classificativas. Mesmo perdendo alguns segundos, Robert Kubica estava prestes a alcançar o lugar mais alto do pódio!

« É um grande dia para mim », reconhecia. « Esta vitória foi conseguida no final de uma prova famosa pelo seu grau de dificuldade. Considero que a Acrópole é o extremo oposto de toda a minha experiência ao longo de vinte anos de circuitos! Ainda tenho muito que aprender, mas a sensação é a de que progredi enormemente aqui. Mesmo conduzindo a um ritmo menos elevado no domingo, era ainda assim fácil de cometer algum erro pois foi a minha estreia nestas classificativas. Estou, por isso, ansioso pelo arranque do Rali da Sardenha para tirar proveito dos ensinamentos deste fim-de-semana. »

« O Robert já mostrou quer na terra quer no asfalto toda a sua velocidade, mas ele ainda precisava de aprender a disciplina, » referiu Yves Matton, Director da Citroën Racing. « Aqui, ele fez uma bela prova, com uma correcta gestão do seu avanço ao longo do último dia. Tenho a sensação de que foi uma espécie de clique. É um bom presságio no âmbito do nosso objectivo comum, de ganhar o título de WRC2. »

Na classificação geral, Robert Kubica ocupa a 6ª posição no campeonato, com 33 pontos obtidos em apenas dois ralis.

Artigos Relacionados

Veja Também
Fechar
Botão Voltar ao Topo