Mais recordes e títulos à vista
Mais um resultado de sucesso para figurar na história do WRC. A Volkswagen dominou o Rali da Alemanha desde o início, garantindo a vitória pela primeira vez na “sua” prova. Sébastien Ogier e Julien Ingrassia foram a primeira dupla a vencer o rali num carro alemão na era do WRC.
Um sucesso que teve um sabor muito especial, pois era o único rali que a Volkswagen ainda não havia vencido entre todas as provas do campeonato. A partir de agora uma coisa é certa: o campeão mundial deste ano será, mais uma vez, um piloto ao volante de um Polo R WRC.
Uma decisão que, eventualmente, poderá já acontecer na próxima jornada a disputar na Austrália, entre 10 e 13 de setembro. Tendo reivindicado a vitória número 30 das suas carreiras, Ogier / Ingrassia surgem como os principais candidatos para conquistar pelo terceiro ano consecutivo os campeonatos de Pilotos e de Co-Pilotos, enquanto a Volkswagen também irá assegurar o título de Construtores pelo terceiro ano consecutivo.
“Conquistar os três primeiros lugares no Rali da Alemanha é um sucesso fantástico para a Volkswagen”, salienta o Dr. Heinz-Jakob Neusser, Membro do Conselho para o Desenvolvimento Tecnológico da Volkswagen, que recebeu o troféu em nome da marca na Porta Nigra, em Trier. “A melhor preparação, a máxima concentração e um enorme espírito de equipa tornaram possível mais este triunfo. O Polo R WRC provou mais uma vez que é o carro mais rápido também no asfalto e dominou na totalidade os exigentes troços do Rali da Alemanha. Gostaria de agradecer a todos aqueles que estiveram envolvidos nesta importante vitória. Também gostaria de cumprimentar os membros da organização: o ADAC e os seus milhares de voluntários montaram um evento de primeira classe, com o apoio da Bundeswehr. Também é de sublinhar uma presença superior a mais de 225 mil espectadores ao longo do rali”.
O carro da Volkswagen mais bem sucedido na história do Campeonato do Mundo de Ralis: o Polo R WRC
Suécia, México, Portugal, Grécia, Itália, Finlândia, Austrália, França, Espanha, Grã-Bretanha, Monte Carlo, Argentina, Polónia… e agora: Alemanha. Os três primeiros lugares conquistados nos troços disputados nos arredores da cidade de Trier permitiram à Volkswagen preencher uma pequena mas importante lacuna no currículo do Polo R WRC, uma vez que o Rali da Alemanha era a única prova do campeonato que o Polo R WRC ainda não havia vencido. Agora, a Volkswagen já “fez as pazes” com a prova alemã através do carro mais bem sucedido mais bem sucedido na história do Campeonato do Mundo de Ralis: o Polo R WRC. Ao mesmo tempo, a Volkswagen aumentou para quatro o número de vezes em que conquistou esta temporada todos os lugares do pódio.
30 vitórias: Ogier iguala Grönholm na lista de vencedores de todos os tempos
O número 30 desempenhou um papel fundamental para a Volkswagen na sua jornada “em casa”. Não só o Polo R WRC reivindicou a sua vitória 30 em 35 ralis disputados, mas foi também a vitória número 30 na carreira de Sébastien Ogier e de Julien Ingrassia. Este triunfo valeu-lhes um lugar especial nos anais do Campeonato Mundial de Ralis: passaram a ocupar o segundo lugar entre os pilotos mais vitoriosos de sempre no WRC, juntamente com Marcus Grönholm. Em termos de países, a França soma agora 175 vitórias contra 174 triunfos de pilotos finlandeses.
Três match-points: Volkswagen à beira de garantir o título em todos os campeonatos
A Volkswagen terá três match-points na corrida para os títulos do WRC no Rali da Austrália, graças ao resultado de sonho na Alemanha. Com um máximo de 112 pontos ainda em disputa nos campeonatos de Pilotos e de Co-Pilotos, uma coisa é certa agora: somente uma dupla da Volkswagen pode ser coroada campeã mundial de ralis em 2015.
Sébastien Ogier e Julien Ingrassia irão chegar ao Rali da Austrália com uma vantagem de 93 pontos sobre seus companheiros Jari-Matti Latvala e Miikka Anttila e com 109 pontos de avnço sobre Andreas Mikkelsen e Ola Fløene, pelo que os atuais bi-campeões poderão reivindicar já o seu terceiro título consecutivo.
Também a Volkswagen pode conquistar o título Construtores, independentemente dos resultados de outras marcas. Ogier / Ingrassia e Latvala e Anttila poderão defender a atual vantagem de 139 pontos sobre o segundo classificado, a fim de ganhar um terceiro título consecutivo.