Miguel Abrantes aposta forte no CPR 2RM
Em 2023 uma equipa inteiramente constituída por Aguedenses estará a competir no escalão máximo dos ralis em Portugal!
O experiente piloto Miguel Abrantes e a jovem navegadora Inês Veiga, depois de algumas participações esporádicas, decidiram abraçar juntos o projeto desportivo para 2023. Estarão à partida de todas as provas do Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) à exceção do Rallye de Portugal.
A época da equipa apoiada pela SANINDUSA começa já no final de Janeiro com os imprescindíveis testes de adaptação ao novo carro e a um piso onde Miguel Abrantes não está tão familiarizado, a terra.
A época propriamente dita tem inicio em Março, com o Rali de Fafe (prova do calendário do Europeu de Ralis) à qual se segue no final do mês o Rali do Algarve. Para Abril está reservado o Rali Terras d’Aboboreira (Amarante) com o qual se encerra a fase de terra do Campeonato.
Castelo Branco em Junho, marca o inicio da fase de asfalto do CPR ao qual se segue o Rali Vinho da Madeira (Agosto) e o Rali de Chaves em Setembro. O final do CPR será na Marinha Grande no mês de Outubro, com o Rali Vidreiro. Será assim uma época bastante preenchida para a equipa de Águeda, também apoiada pela Diferêncial.
No que respeita ao carro com que vão competir, surge aqui mais uma novidade. Depois da conquista do vice-campeonato na classe RC5 em 2022, a equipa irá contar com um bem mais potente Renault Clio R3T para a fase de terra, que poderá dar origem ao Clio RC4 na fase de asfalto. A equipa de apoio e assistência será à imagem de 2022 a CRN COMPETITION, uma estrutura com provas dadas e o Renault Clio contará com todos os lubrificantes Fuchs na sua mecânica, de forma suportar todos os esforços inerentes aos ralis.
Sempre que possível toda a estrutura da equipa será transportada pela Boomerang Transportes e a dupla de piloto e navegadora contará com viaturas cedidas pela VF Motor para as suas deslocações entre Águeda e o local das provas.
Nos parques de assistência a equipa terá um espaço “lounge” onde será servido a todos os amigos e simpatizantes um saboroso café Mambo enquanto o equipamento cedido pela Imacustica “dará” música a todos!
Será uma época preenchida e desafiadora, num ano em que mais uma vez a Miranda Clínica apoia a equipa, bem como a Auto Mafergil e a Imostop.
OBJETIVOS
O objetivo principal de Miguel Abrantes e Inês Veiga é a conquista do bi-Campeonato Júnior de Ralis, por parte de Inês. Inês Veiga foi Campeã Nacional Júnior em 2021, título que lhe fugiu em 2022 e que quer agora recuperar.A concorrência em 2023 será forte, no entanto a equipa sente-se motivada para a conquista!
Embora este seja o objetivo principal, a luta pelas primeiras posições no que respeita às viaturas de duas rodas motorizes (2RM) não será descurada.
Com base na rapidez e regularidade a equipa espera chegar ao final do CPR 2RM em condições de discutir os lugares de pódio, o que a acontecer será fantástico um ano em que se espera enorme competitividade no Campeonato.
PEGADA ECOLOGICA
Quando em Outubro de 2017 o enorme incêndio florestal devastou grande parte da mancha verde do litoral centro e em particular as instalações da Sanindusa 2 na Tocha bem como toda a área envolvente, nada faria prever que passados pouco mais de quatro anos o verde fizesse novamente parte daquela fatigada zona.
Em Março de 2022 a Sanindusa desenvolveu a campanha de reflorestação “Criar Raízes” promovendo a plantação de pinheiros mansos, contando para isso com a colaboração dos seus funcionários.
O espírito de equipa de todos e a vontade de recuperar a flora perdida contribuíram para uma ação de regeneração do ecossistema daquela zona. Foram plantados 1026 pinheiros mansos em 5 hectares, o equivalente a 5 campos de futebol, numa área envolvente às instalações da Sanindusa 2, situada na Zona Industrial da Tocha, Cantanhede.
A equipa Miguel Abrantes e Inês Veiga, quiseram associar-se a esta causa e no final do Campeonato será plantada uma árvore por cada quilometro de especiais cronometradas disputadas, o que poderá resultar na plantação na ZI da Tocha de cerca de 800 pinheiros mansos!
A equipa espera assim contribuir para minimizar ou reverter as catástrofes ambientais, assegurando a continuidade das gerações futuras, pois apesar do Renault Clio estar equipado com todos os sistemas de tratamento de gases, Miguel e Inês pretendem assim minimizar o impacto ambiental da sua participação no CPR 2RM.