Muitos ralis nos Açores
A ACAA (Associação de Clubes Automobilísticos dos Açores) esteve reunida na ilha de Santa Maria, no habitual anual encontro dos clubes açorianos organizadores de provas do Campeonato de Ralis dos Açores (CRA), estando presentes os presidentes dos cinco clubes açorianos (GDC, TAC, CAA, CAF e PAC) também eles os cinco membros da direção da ACAA.Presente esteve também Carlos Costa Martins, membro da direção de Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
Os calendários de 2015 do CRA (já publicado pela FPAK) e dos diferentes Troféus/Taças organizados pelo TAC, Asas do Atlântico, CAF e PAC foram definidos, conhecendo-se já também que o GDC não organizará este ano o Troféu de Ralis de São Miguel. O CRA terá inicio mais uma vez no asfalto da ilha Terceira com a realização da 34ª edição do Rali Sical (27/28 de março) numa organização do TAC, terminando no asfalto da ilha do Pico (2/3 de outubro) com a realização do IV Rali Ilha do Pico Além Mar numa organização do PAC.
O mês de abril não terá provas pontuáveis para o CRA de 2015, muito “por culpa” do fim-de-semana de Páscoa, da prova do nacional de ralis a 10 e 11 de abril e para que as provas do principal campeonato açoriano fiquem espaçadas com um mínimo de quatro semanas. Relativamente aos diferentes Troféus/Taças estão confirmados o Troféu Regional de Ralis “Além Mar” Terceira/Graciosa (TfRAMTGA) com cinco provas pontuáveis, a Taça de Ralis de Santa Maria “Além Mar” (TçRSMAMA) com quatro provas pontuáveis e a Taça de Ralis do Canal “Além Mar” (TçRCAMA) com cinco provas pontuáveis. As grandes novidades no calendário destes Troféus/Taças são, os Ralis de Santa Maria Além Mar e Além Mar/Ilha Lilás que pontuarão simultaneamente para o TfRAMTGA e para a TçRSMAMA e o Rali Pico/Faial Além Mar pontuável para a TçRCAMA e que se realizará no mês de outubro nas duas ilhas mais próximas do arquipélago dos Açores, numa organização conjunta de CAF e PAC.
No mesmo encontro da ACAA e FPAK e entre muitos assuntos de interesse para os ralis nos Açores, ficaram definidos os diferentes pontos compõe o regulamento do CRA de 2015, que muito brevemente será aprovado e publicado pela federação. São algumas as alterações relativamente ao regulamento do ano anterior. O regulamento de 2015 apresentará novidades em alguns pontos como o vestuário das equipas, a segurança de equipas e viaturas, as pontuações (iguais para todos os campeonatos de ralis em Portugal) em que todas as provas contam menos uma (também idêntico para todos os campeonatos) e onde o SATA/Rali Açores terá uma pontuação bónus, os diferentes grupos ou classes das diferentes categorias, a elaboração das diferentes listas de inscritos e atribuição dos números de competição que depois do campeão e dos prioritários nacionais deixará de ter em conta as classificações absolutas do campeonato interessando os inscritos no mesmo e as classificações de todos os campeonatos do CRA podendo originar listas de inscritos com mais emoção.
Aos VSH (que será divido em grupo VSH 2RM e VSH 4RM) e Clássicos irá juntar-se o grupo “X” (com as mesmas definições de viaturas utilizadas para os campeonatos FPAK de ralis Norte, Centro e Sul de 2015), mas tal como os VSH e Clássicos os pilotos com este tipo de viaturas não poderão ser campeões absolutos. Também novidade no CRA o Campeonato de Ralis dos Açores – Iniciação (que obriga a que o piloto esteja inscrito no CRA) aberto a viaturas de duas rodas motrizes dos grupos RC3, RC4, RC5, RGT, VSH 2RM, Clássicos e “X” e em que o 1º condutor e o 2º condutor/navegador tenha apenas tido até ao corrente ano ou ano anterior uma licença desportiva (excluindo karting). As senhoras continuarão a disputar o Troféu de Ralis dos Açores – Senhoras que não obrigará a inscrição no CRA.