Nelson Silva viveu jornada atribulada no Rali Vidreiro Centro de Portugal
Entre incidentes e problemas mecânicos, a prova organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande revelou-se problemática para a dupla formada por Nelson Silva e Paulo Silva. Não obstante, o duo do Toyota Yaris Proto conseguiu terminar e conquistar um positivo Top 7 na geral do Campeonato Promo de Ralis.
À chegada à prova que teve centro nevrálgico na Marinha Grande e passou ainda pelos concelhos de Pombal e de Alcobaça, Nelson Silva e a estrutura da JC Motorsport tinham os objetivos bem definidos: aproveitar a desafiante prova do Clube Automóvel da Marinha Grande para fazer quilómetros em competição no Toyota Yaris Proto e prosseguir o programa de desenvolvimento do carro nipónico, permitindo ainda ao piloto vianense apoiado pela JPGS continuar a evoluir.
Mas, ainda o cronómetro não estava a contar quando surgiu o primeiro percalço:
“Na segunda passagem da Sessão de Treinos Livres, dei um toque e já não deu para ir ao qualifying, perdendo sessão e meia de trabalho com o carro”, revelou o piloto.
Apesar do sucedido, Nelson Silva e Paulo Silva até entraram bem na prova, registando o 5º melhor tempo entre os Promo na 1ª classificativa.
Só que depois, logo no arranque da Super Especial noturna na Marinha Grande, que encerrava o primeiro dia de prova, uma transmissão do Yaris cedeu e a dupla foi forçada a fazer os 1500 metros do traçado urbano em ritmo lento, perdendo muito tempo e caindo para a 14ª posição, ficando ainda muito atrás na ordem de partida para a derradeira etapa de sábado.
Aí, a toada começou por ser cautelosa, até porque “encontramos os troços muito sujos e ficamos com problemas na embraiagem, que nos levaram mesmo a ter uma saída de estrada”.
Para infortúnio da equipa, o pior estava para vir.
“Ficamos sem travões na segunda passagem pela especial de Pombal e tivemos outra saída de estrada. Ficamos com bastantes danos na traseira esquerda do Yaris, partimos um disco dos travões e uma manga de eixo, mas, felizmente, conseguimos chegar à nossa assistência. Aí, A JCMOTORSPORT fez um trabalho extraordinário e conseguimos voltar para os dois últimos troços”, destaca Nelson Silva, que se sente “satisfeito por termos conseguido terminar e por, mesmo com todos estes problemas, ainda termos recuperado até ao 7º lugar”.
O piloto ‘embaixador de Viana do Castelo” vira agora todas as atenções para o 11º Rali De Viana Do Castelo, Cidade Europeia Do Desporto, que se realizará nos dias 10 e 11 de novembro e onde Nelson Silva quer “fazer um rali sem percalços e, porque estamos em casa, terminar e tudo fazer para andar rápido”.