Neuville lidera em Monte Carlo – 1ª etapa
O campeão em título do WRC, Thierry Neuville, lidera sob as estrelas do Rallye Monte-Carlo na noite de quinta-feira, encantando os milhares de fãs que se reuniram nas estradas alpinas a noroeste do Mónaco, enquanto o líder inicial, Sébastien Ogier, sofreu uma “quase” saída de estrada que por pouco não ditou a desistência, quando ldierava o rali.
Em busca da sua 10.ª vitória recorde no Monte-Carlo, o piloto da Toyota GR Yaris Rally1, Ogier, começou de forma dominante, registando os tempos mais rápidos nos dois primeiros troços. Contudo, as esperanças do francês sofreram um revés no último troço, de Avançon a Notre-Dame-du-Laus. Uma derrapagem larga contra um poste custou-lhe mais de 20 segundos, colocando-o no terceiro lugar.
Neuville, ao volante de um Hyundai i20 N Rally1, aproveitou o erro de Ogier para assumir a liderança durante a noite, com uma vantagem de 2,0 segundos sobre Elfyn Evans, da Toyota. Ogier, por sua vez, ficou 12,8 segundos atrás, em terceiro.
O belga confiou nos recém-desenvolvidos pneus super macios Hankook Ventus Z215, que se comportaram de forma fiável numa mistura desafiante de asfalto seco, húmido e traiçoeiras zonas de gelo.
“Na primeira parte [do SS3], estava a pintar a estrada, e na última parte estava a limpá-la!” disse Neuville com um sorriso. “Foi super difícil manter o carro na estrada. Estou feliz com o primeiro dia. No geral, o nosso objetivo era terminar o dia.”
Ogier considerou-se sortudo por escapar sem danos maiores, afirmando: “Foi difícil, claro. Muito lama na estrada, e atingimos um poste de lado. É sempre sorte sair desse momento.”
Ott Tänak, da Hyundai, manteve-se estável, garantindo o quarto lugar, a 27,0 segundos da liderança de Neuville. O estónio ultrapassou o seu colega de equipa estreante Adrien Fourmaux no SS3, com o francês a terminar apenas 3,0 segundos atrás.
Mais 13,9 segundos atrás, estava o bicampeão mundial Kalle Rovanperä, que regressa à Toyota para uma temporada a tempo inteiro em 2025 após um calendário parcial na época anterior. Rovanperä admitiu que a sua falta de experiência recente no Monte-Carlo o deixou em desvantagem, terminando a noite em sexto lugar.
O piloto da M-Sport Ford Puma Rally1, Grégoire Munster, ficou em sétimo, superando Takamoto Katsuta – que enfrentava uma gripe – por 4,5 segundos. O talento finlandês Sami Pajari terminou em nono, enquanto Nikolay Gryazin fechou o top 10 num Škoda Fabia RS Rally2.
A estrela da Citroën, Yohan Rossel, foi o piloto melhor classificado no WRC2, terminando em 11.º lugar na geral, à frente do irlandês Josh McErlean, que teve um início cauteloso, mas sensato, na sua estreia com o M-Sport Ford Puma Rally1.
O rali continua na sexta-feira com seis troços, totalizando mais de 100 quilómetros competitivos.
Classificação após quinta-feira (SS3 /18):
T Neuville / M Wydaeghe BEL Hyundai i20 N 32m 58,8s
E Evans / S Martin GBR Toyota GR Yaris +2,0s
S Ogier / V Landais FRA Toyota GR Yaris +12,8s
O Tänak / M Järveoja EST Hyundai i20 N +27,0s
A Fourmaux / A Coria FRA Hyundai i20 N +30,0s
K Rovanperä / J Halttunen Toyota GR Yaris +43,9s