MundialWRC

Ogier ganhou no Chile e lidera WRC

CAMPEONATO DO MUNDO DE RALIS

Sébastien Ogier continua em alta no mundial de ralis. O francês conquistou a sua quinta vitória da temporada e assumiu a liderança do Campeonato do Mundo de Ralis FIA com uma exibição de grande nível no Rali do Chile Bio Bío. Por sua vez Oliver Solberg foi campeão do WRC2.

O oito vezes campeão do mundo completou um fim de semana notável ao superar o rival direto e companheiro de equipa na Toyota Gazoo Racing, Elfyn Evans, por 11 segundos, com Vincent Landais a seu lado no banco do co-piloto. Evans tinha iniciado a derradeira etapa de domingo – composta por quatro classificativas – a apenas 6,3 segundos de distância, ao volante de um GR Yaris Rally1 idêntico.

O triunfo de Ogier – o segundo consecutivo – consolidou ainda o estatuto da Toyota como o construtor mais bem-sucedido da história do WRC, com um total de 103 vitórias. O francês passou a dispor de dois pontos de vantagem sobre Evans na classificação de pilotos, quando faltam apenas três provas, e terá ainda a vantagem estratégica de abrir a estrada no próximo Rali da Europa Central, disputado em asfalto.

Tal como acontecera na vitória no Paraguai, o fim de semana de Ogier no Chile começou difícil na sexta-feira, chegando a cair até ao quinto lugar. No entanto, recuperou no sábado, beneficiando de alterações na afinação e de condições de piso húmido que alteraram a dinâmica das especiais. Um domingo magistral deixou Evans sem resposta, com Ogier a arrecadar ainda os pontos máximos de Super Sunday e da Wolf Power Stage.

“Foi como queríamos”, afirmou Ogier. “Foi um fim de semana mais difícil do que no Paraguai. Tivemos de lutar mais, houve alguns problemas nas manhãs, eu não estava totalmente desperto, mas podemos estar satisfeitos com a forma como terminámos. Estou feliz e ansioso por passar agora para o asfalto.”

O francês destacou ainda a importância histórica da vitória, a 103.ª da Toyota: “Agora somos número um – um recorde mais do que merecido para a Toyota.”

A 10.ª vitória da Toyota esta temporada colocou também a marca japonesa 125 pontos à frente da Hyundai Motorsport, deixando-a mais perto do quinto título consecutivo de construtores. Adrien Fourmaux, que liderou no final do primeiro dia, terminou em terceiro – o melhor piloto da Hyundai – a 35,5 segundos de Evans, garantindo o seu terceiro pódio do ano.

O campeão em título Thierry Neuville foi quarto, a mais 12,5 segundos, com um i20 N Rally1 idêntico, mas mostrou frustração por os seus esforços ao volante não estarem a ser refletidos nos tempos. O seu companheiro de equipa, Ott Tänak, que abandonou na sexta-feira quando liderava devido a uma falha no motor, regressou em prova, mas apenas conseguiu resgatar um ponto, continuando a sofrer problemas com a nova unidade motriz.

“É muito frustrante, mas é igual para toda a equipa”, admitiu Neuville. “O problema continua e isso torna tudo ainda pior. Estou contente com a minha condução e, neste momento, é a única coisa que podemos fazer.”

Kalle Rovanperä chegou ao Chile em segundo no campeonato, mas caiu para terceiro após terminar em sexto, prejudicado por um furo provocado por um toque num talude logo no primeiro dia. O finlandês está agora a 21 pontos de Ogier.

Takamoto Katsuta e Grégoire Munster fecharam o top 8, enquanto Oliver Solberg, em nono, se tornou no primeiro campeão da época. O sueco bateu Nikolay Gryazin e garantiu o título de WRC2 com Elliott Edmondson como co-piloto.

O WRC regressa à Europa no próximo mês com o Rali da Europa Central (16 a 19 de outubro), a 12.ª prova da temporada. Com base em Passau, o evento levará as equipas a disputar classificativas em asfalto na Alemanha, Áustria e República Checa.

VENCEDORES DE TROÇOS
Sebastien Ogier (7); Kalle Rovanpera (3); Ott Tanak (3); Elfyn Evans (2); Sami Pajari (1)

COMANDANTES SUCESSIVOS
Kalle Rovanpera (Pec 1 e 2); Elvyn Evans (Pec 3); Ott Tanak (Pec 4 e 5); Adrien Fourmaux (Pec 6 e 8); Elfyn Evans (Pec 9 e 10); Sebastien Ogier (Pec 11 a 16)

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1          S. Ogier           V. Landais       Toyota GR Yaris Rally1           2:55:42.1
2          E. Evans          S. Martin         Toyota GR Yaris Rally1           +11.0
3          A. Fourmaux   A. Coria           Hyundai i20 N Rally1  +46.5
4          T. Neuville      M. Wydaeghe Hyundai i20 N Rally1  +59.0
5          S. Pajari           M. Salminen   Toyota GR Yaris Rally1           +1:03.4
6          K. Rovanperä  J. Halttunen    Toyota GR Yaris Rally1           +1:35.7
7          T. Katsuta       A. Johnston     Toyota GR Yaris Rally1           +2:14.0
8          G. Munster      L. Louka           Ford Puma Rally1       +2:44.1
9          O. Solberg       E. Edmondson Toyota GR Yaris          +8:18.8
10        N. Gryazin       K. Aleksandrov            Škoda Fabia RS           +8:59.0

CLASSIFICAÇÃO MUNDIAL DE RALIS
1          S. Ogier           224
2          E. Evans          222
3          K. Rovanperä  203
4          O. Tänak         181
5          T. Neuville      166
6          T. Katsuta       94
7          A. Fourmaux   86
8          S. Pajari           70
9          O. Solberg       60
10        G. Munster      25

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo