Paulo Marques dominou Rainha Santa (regularidade)
Mais uma vez, o Clube Automóvel do Centro colocou na estrada o Rali Rainha Santa, a 44ª edição com mais de meia centena de inscritos.
Este ano, a prova tinha um formato diferente. Durou três dias e contou com mais de 750 quilómetros, mas foi também adaptado para que os concorrentes que não podiam participar em todo o rali pudessem vir fazê-lo à mesma apenas num só dia, com a disputa da Taça Serras do Centro.
Ao meio dia de sexta-feira, o número um, saiu para a estrada, numa secção que ligou Coimbra a Castanheira de Pera.
No fim desta secção, a BMW dominava assegurando as três primeiras posições. A equipa Paulo Amorim / Sancho Ramalho em BMW 320is lideravam a classificação separados por um segundo da equipa galega, Angel Monteagudo / Adolfo Gonzalez-Almunia em BMW 325i e também a dois estavam os lusos, Paulo Marques / João Martins em BMW 1600.
Daqui a caravana seguiu para Penela passando por Miranda do Corvo para um lanche retemperador.
À hora do jantar Paulo Amorim/ Sancho Ramalho continuavam aos comandos da classificação segurando o primeiro lugar por seis segundos de diferença para Paulo Marques / João Martins. E no terceiro posto, encontrava-se a equipa Rui Pereira / Filipe Menezes.
A secção nocturna alterou a classificação deste primeiro dia de prova. Assim, Paulo Marques / João Martins regressavam a Coimbra com o primeiro lugar assegurado, a cinco segundos estavam Paulo Amorim / Sancho Ramalho e a nove segundos, a equipa, João Mexia Leitão / Nuno Machado.
No segundo dia, a prova percorreu as estradas míticas de ralis do centro do país.
A caravana partiu de Coimbra e seguiu para Oliveira do Hospital, passando pela Lousã, pelas rampas de Sta. Ovaia e pela ponte das três entradas.
No final da primeira secção do segundo dia, Paulo Marques/João Martins mantinham a liderança, verificando-se a subida ao segundo lugar de Ana Valente/Magda Ferreira com João Vieira Borges/João Serôdio a assegurar o terceiro lugar do podium.
Durante a tarde foram percorridas as provas ‘rainhas’ deste rali como Aldeia das Dez, Gramaça, Souto da Ruiva, Piodão, Montalto, Arganil.
O jantar foi servido na vila de Góis e aqui a classificação do podium mantinha-se igual à hora do almoço.
À chegada a Coimbra, os concorrentes disputaram uma rampa espetáculo bem no centro da cidade e seguiram para o Parque Verde, onde finalizou a prova de estrada.
Nesta prova correram também os UNO CUP, contado apenas as provas de classificação do segundo dia, cabendo a vitória à equipa João Stoffel/Pedro Cochado, que obtiveram um avanço de mais de 5 minutos sobre os segundos classificados Luis Cavaco/José Marques.
No domingo, o formato da super-especial foi uma novidade. Jorge Conde, diretor do rali, decidiu fazer um mini circuito onde estavam permanentemente três carros em prova e onde Paulo Marques e João Martins em BWM 1600 se sagraram vencedores, a 6,7 segundos ficou João Mexia Leitão / Nuno Machado em Porsche 911 e a garra feminina foi demostrada pela equipa Ana Valente/Magda Ferreira em VW Golf ao ficarem a 1,7 segundos do 2º lugar, nesta prova que já não contava para a classificação final.
O Rali Rainha Santa foi ganho pelos regulares Paulo Marques/João Martins, seguidos de Ana Valente/Magda Ferreira e João Vieira Borges/João Serôdio.
A Classic Cup prossegue em 27 de Setembro com o Rali Histórico Pinhal do Oeste, organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande e por Montejunto Rallye Clube.