
Num rali que foi totalmente dominado por Diogo Marujo, Pedro Lago Vieira arrecadou o título na primeira edição do Portugal Rally Series, que encerrou com a derradeira prova disputada em Lousada.
Não teve propriamente história desportiva a quinta prova do Portugal Rally Series, realizada em Lousada e que encerrou esta nova competição lançada precisamente em 2025.
Com outro ritmo, fruto da sua longa temporada nos ralis em 2025, Diogo Marujo (acompanhado por Jorge Henriques nesta prova), teve uma vitória folgada ao volante do seu habitual Skoda Fabia Rally2 Evo “laranja”, como mostram os 42,6s de vantagem obtidos ao longo do rali que teve apenas 41,6 Kms de especiais. Marujo venceu todos os troços e como tal liderou de princípio a fim sem qualquer oposição.
Apesar das condições atmosféricas instáveis e com o aparecimento da chuva, o rali tornou-se ainda mais desafiante e como estava em disputa um título, Pedro Lago Vieira /Jorge Carvalho, que eram os únicos que tinham “armas” para discutir a vitória na prova tripulando um Toyota GR Yaris Rally2, optou pela precaução e por não correr quaisquer. Foi sempre segundo em todos os troços (exceto no último), e tal resultado deu-lhe a conquista do primeiro Portugal Rally Series.
Miguel Carvalho / António Reis, que ainda tinham aspirações ao título, pouco ou nada podiam fazer com o seu Hyundai I20 N5. Limitaram-se a não cometer erros e apesar de no derradeiro troço perderem dois lugares caindo de 3ºs para 5ºs, encerram a temporada com o vice-campeonato.
Os lugares do pódio ficaram encerrados com a presença de Paulo Barata / Gonçalo Palmeira. Aos comandos de um Skoda Fabia R5, Barata fez uma prova de trás para frente, subindo ao longo do rali de 8º para 3º, revelando uma boa adaptação ao Skoda nos troços muitos traiçoeiros.
Logo na posição seguinte, tendo sido de longe o mais rápido nas duas rodas motrizes, o espanhol Iago Gabeiras teve uma excelente prestação com o seu Peugeot 208 Rally4.
Refira-se ainda o 6º lugar de Nelson Trindade / Raquel Graça, no Skoda Fabia N5, que nesta prova ainda aspiravam ao título, embora com hipóteses muito remotas.
Entre os FIA Historic, André Almeida, navegado por João Filipe Lima garantiu a vitória — dupla que se consagra Winner FIA Historic no seu ano de estreia nos ralis. André Almeida reconhece que sagrar-se “vencedor entre os FIA Historic é muito bom. Começamos o ano com vontade de iniciar nos ralis e aprender e este desfecho é incrível.” António Silva e Ricardo Rodrigues, irmão do vencedor da classe fecham o pódio.
Nas categorias Sideways e R-GT, que enfrentaram condições meteorológicas exigentes ao longo do fim de semana, Vítor Pascoal & Ricardo Faria levaram o Porsche 911 GT3 Cup à vitória. José Cruz terminou em segundo nas duas categorias, resultado suficiente para conquistar o troféu Sideways 2025.
Nos 2WD, André Ribeiro & João Alves foram os vencedores em Lousada, superiorizando-se a Tiago Ferreira e Francisco Piçarra entre os duas rodas motrizes não homologados pela FIA.
VENCEDORES DE TROÇOS
Diogo Marujo (10)
COMANDANTES SUCESSIVOS
Diogo Marujo (Pec 1 a 10)
CLASSIFICAÇÃO FINAL




