Pedro Lança estreia vitoriosa no Sical
Um fantástico 5º lugar da geral e o triunfo no Challenge Citroen Saxo by ACB Racing foram os frutos que Pedro Lança e Rui Serra vieram colher aos Açores numa exibição de encher o olho e que deixou rendido o público terceirense.
O Challenge Saxo foi mesmo o sal e a pimenta do rali até porque na luta pela vitória estiveram sempre várias equipas, dando bem a nota da competitividade que o novo troféu monomarca veio trazer aos ralis dos Açores. A visibilidade mediática e a dinamização do Parque de Assistência foram fatores em que o Challenge também marcou pontos.
A primeira posição foi ocupada, ao longo do rali, por 3 pilotos diferentes e os 3 primeiros nunca estiveram completamente definidos até ao fim do rali. Tiago Valadão e Wilson Mendes foram os primeiros líderes mas depois de terem sido os mais rápidos na classificativa de abertura do rali, a super especial “Avenidas”, bem cedo na manhã de sábado surgiram os problemas que provocaram o seu abandono. Na primeira posição ficaram, então, Fábio Valadão e Bruno Narciso.
As três primeiras classificativas da manhã de sábado foram ganhas por Fábio Valadão e Lisuarte Mendonça. Mas o continental Pedro Lança mantinha-se muito perto e aproveitou mesmo a maior velocidade de ponta do seu Saxo que conta com uma caixa de série de troféu, portanto mais longa, para ascender à liderança no final das duas rondes matinais por Agualva e Fajãs.
À tarde, quando os troços mais sinuosos poderiam deixar antever uma nova troca de líder, Lança aguentou e ganhou, sempre com Fábio Valadão e Lisuarte Mendonça no encalço. O último troço foi mesmo decisivo no que diz respeito ao Challenge. Lança confirmou a vitória, enquanto Lisuarte Mendonça e Miguel de Sousa Azevedo passavam para a 2ª posição mesmo no final do rali, relegando Fábio Valadão para 3º.
Nuno Silva e Sérgio Aguiar conseguiram realizar uma prova regular e amealhar os pontos relativos a um bom 4º lugar à frente dos jovens micaelenses Rafael Botelho e João Cabral que nunca baixaram os braços apesar de um tubo de radiador danificado os ter feito perder bastante tempo. Daniela Rodrigues e Laura Natividade fizeram uma boa prova, de adaptação às características do troços terceirenses que a dupla do norte do país desconhecia por completo. Bruno Silva e André Silva encerraram a classificação do Challenge Citroen Saxo by ACB Racing mas a sua garra merece referência especial. Com a caixa partida no final da super especial muitos vaticinavam que a prova de Bruno Silva acabaria por ali.
Mas a amizade e o espírito de entreajuda entre os pilotos que disputam o Challenge levou a melhor e no primeiro parque de assistência da manhã de sábado foi montada uma caixa no Saxo Cup em cerca de 17 minutos. Mesmo penalizando um total de 4 minutos e 10 segundos, Bruno e André Silva não deitaram a toalha ao chão e conseguiram terminar e somar os primeiros pontos.
Menos sorte tiveram as duplas Tiago Valadão / Wilson Mendes e Gastão Luís / Mário Gomes que abandonaram por problemas de motor. Fábio Fontes e Paulo Vilas desistiram com problemas elétricos quando rodavam em 4º lugar.
AS DECLARAÇÕES
Pedro Lança
“Estou muito satisfeito pela vitória e surpreendido pelo andamento que foi possível colocar na estrada. Foi muito difícil atendendo à qualidade das máquinas e dos pilotos do Challenge. A competição e o ambiente é espetacular e foi muito bom verificar a qualidade com que aqui se promovem e organizam os ralis e a paixão com que são seguidos.”
Lisuarte Mendonça
“O resultado é muito bom e o rali foi espetacular. Andámos sempre ao ataque e no final conseguimos o segundo lugar. Agora é esperar pelos próximos ralis mas vamos sempre tentar melhorar e se pudermos ganhar é isso que vamos tentar fazer”.
Tiago Valadão
“Andámos na frente e depois no segundo lugar mas no final não foi possível manter a classificação. Andou-se muito depressa e o Challenge é competitivo. Para a próxima vai ser outra vez ao ataque e esperemos que se possa fazer ainda melhor”
Rafael Botelho
“Apesar de todas as peripécias e incidências, o nosso objectivo primordial foi cumprido. Terminamos a edição 33 do Rali Sical. Saímos da ilha Terceira, mais fortes, mais unidos, mais determinados e seguramente mais optimistas no futuro. Continuamos a manter um registo de 100% de provas terminadas e isso é muito positivo.
Uma palavra de apreço para a ACB Racing, na pessoa do Sr. António Castelo Branco, sem a qual não seria possível esta participação.”
Daniela Rodrigues
“Foi o melhor rali que fiz até hoje! Quero agradecer a todos o apoio, mas principalmente a quem tornou esta oportunidade possível, sem esquecer os adeptos fervorosos da ilha Terceira. Já tinha saudades de ver povo que realmente valoriza e vibra com os ralis.”
António Castelo Branco
“A primeira etapa do Challenge foi o sucesso que tínhamos idealizado. Competitivamente houve emoção até final. O ambiente foi excelente e a nossa zona de assistência e hospitalidade funcionou em pleno e com a visita de muitos convidados e de público em geral. A visibilidade do Challenge tanto localmente como indiretamente, através dos OCS, foi muito vincada, o que proporcionou certamente um grande retorno para aqueles que acreditaram na ACB Racing e no projeto do Challenge. Para esses, um grande muito obrigado pois foram eles que possibilitaram a concretização desta iniciativa. Da nossa parte prometemos continuar a trabalhar para fazer ainda mais e melhor.”