Pita é embaixador da ética desportiva
O piloto Renato Pita, este ano a disputar o Campeonato da Europa de Ralis aos comando de um Peugeot 208 R2, foi nomeado pelo Plano Nacional da Ética no Desporto (PNED), uma iniciativa do Governo Português que arrancou em 2012, Embaixador para a Ética no Desporto.
Para além de ser o único português a competir no Campeonato da Europa de Ralis (ERC) 2013, o piloto BP Portugal Renato Pita tem ainda empenhadas preocupações de cariz social, materializadas, entre outras, no projecto Etapa Segura, que leva a Preven-ção Rodoviária às escolas do 1º Ciclo em Portugal.
“A proposta surgiu da parte do Director do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), Dr. Manuel Barros, que considerou que eu tinha perfil para ser embaixador. Fez-me um convite que acei-tei com muito orgulho”, conta Renato.
O PNED, promovido pela Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, visa pro-mover os valores inerentes ao desporto que se traduzem no que de mais nobre ele encerra. Valores como o fair-play, o respeito pelas regras do jogo e jogo limpo, o res-peito pelo outro, responsabilidade e amizade, tolerância e interajuda, respeito pelo corpo, desenvolvimento harmónico da pessoa e bem-estar, a par do voluntariado e da educação ao longo da vida, entre muitos outros.
Do Embaixador para a Ética no Desporto espera-se, para além da promoção dos valo-res inerentes ao desporto na sua actividade profissional e pessoal, que empreste o seu nome, a sua presença e o seu testemunho nas iniciativas promovidas pelo PNED. “Para além de ver reconhecido o meu trabalho, fico também sensibilizado pela distinção ser na área da ética, fundamental tanto no desporto como em toda a actividade social. É mesmo um enorme orgulho representar um projecto tão válido”, conclui Renato Pita.