ERC

Pita quer R5 para o Rali de Portugal

pita14O piloto português fecha oficialmente a época 2014 com uma apresentação pública dos resultados do ano, num evento que reuniu todos os seus patrocinadores e várias figuras ligadas ao desporto. O próximo ano está já a ser preparado com várias novidades que assinalam os 10 anos de carreira.

O balanço dos resultados da temporada 2014 é positivo, mas garante o piloto português “há sempre espaço para se fazer melhor”. Foi assim que Renato Pita iniciou a apresentação oficial dos seus resultados num dos mais emblemáticos locais da cidade do Porto – o Museu do Vinho do Porto. “Estou satisfeito com os meus resultados, mas sei que posso fazer mais e estou já a trabalhar nesse sentido para que, no próximo ano, me consiga superar e obter melhores classificações.”

Tiago Girão, jornalista e pivô do Porto Canal, foi o mestre de cerimónia no evento que resumiu os últimos 12 meses de trabalho. Entre os principais assuntos em destaque, estiveram as competições no ERC (Campeonato Europeu de Rali), no qual Renato Pita completou 4 participações na Irlanda, Bélgica, República Checa e Suíça. Campeonato que, aliás, está já na agenda para 2015 com novos destinos no caminho.

Com arranque no início de janeiro, Renato Pita volta às competições europeias numa desafiante prova na Áustria, cujo traçado e condições climatéricas (neve) prometem ser muito adversas. Seguem-se depois as participações confirmadas na Irlanda, Bélgica, República Checa e Córsega. Como habitual, Renato Pita vai acompanhado por Hugo Magalhães.

Além das habituais provas europeias, Renato Pita, que celebra em 2015 o 10º aniversário da sua carreira, está também a negociar a participação no Rali de Portugal que volta ao Norte do país no início do Verão. Uma prova especial e com muito significado para o piloto que, garante, “será uma enorme satisfação poder participar nesta prova que, finalmente, regressou às origens e a uma terra que significa muito para mim.” A confirmar-se esta participação, Renato Pita vai correr ao volante do Peugeot 208 R5 pela primeira vez. Também a Peugeot se fez representar no evento confirmando a disponibilidade e entusiasmo para apoiar mais um ano do piloto.

Quer nas provas internacionais quer na possível participação na prova rainha do rali em Portugal, Renato Pita vai poder contar com o apoio dos seus patrocinadores habituais e, mais do que nunca, da equipa francesa PH Sport. “Não podia estar mais satisfeito com esta parceria. É uma equipa de profissionais de topo, que trabalham até ao mais pequeno detalhe para que tudo esteja nas máximas condições para que eu consiga atingir os melhores resultados a cada etapa”. Um trabalho conjunto também partilhado e elogiado por Bernard Piallat, representante da PH Sport presente no evento.

E não vieram apenas de França os elogios ao piloto.

Também Arno Vogels, Diretor ibérico e Responsável de Patrocínios da BP, reforçou o prolongamento do patrocínio a Renato Pita até 2017. Este investimento estratégico é justificado pela “capacidade inigualável e empenho diário do Renato todos os dias. É o único piloto de Rali em Portugal que apoiamos e estamos certos que é uma escolha certeira. Estamos muito satisfeitos com esta parceria e pretendemos mantê-la durante muito tempo”.

O trabalho de Renato Pita é também reconhecido em Portugal pelas vozes do Hernâni Ribeiro, Vereador do Pelouro da Juventude e do Desporto da Câmara Municipal da Maia e do Manuel Barros, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Em ambos os casos, foi elogiado o trabalho do piloto na promoção do desporto em Portugal entre os mais jovens, através do papel ativo enquanto Embaixador para a Ética no Desporto e representante do Município da Maia, Capital Europeia do Desporto em 2014.

Segundo o Manuel Barros, IPDJ, é “de extrema importância contar com o apoio do Renato Pita como Embaixador para a Ética no Desporto. O facto de ser um piloto promove não apenas os valores base da instituição, como fair play, respeito e trabalho em equipa, mas também valores que se estendem à cidadania. É o caso do excelente projeto Etapa Segura que leva aos mais jovens regras de prevenção rodoviária. Mais do que beneficiar o desporto, o trabalho do Renato contribui para todos nós enquanto sociedade”.

O projeto Etapa Segura esteve, também, na ordem do dia com a garantia do piloto de que “aconteça o que acontecer no futuro, este será um projeto que me vai acompanhar sempre!”

Renato Pita termina assim o ciclo da época de 2014 e prepara já o próximo ano encontrando-se neste momento em fase de testes para a primeira prova do ERC, na primeira semana de janeiro.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo