Porsche no pódio das vitórias no CNR
A recente vitória de José Pedro Fontes/Inês Ponte no Rali Vidreiro, prova pontuável para Campeonato Nacional de Ralis 2014, foi muito mais do que um simples triunfo, tendo um significado bem mais relevante do que aquele que o primeiro lugar à geral traduz à primeira vista.
Tratando-se de uma vitória da perseverança e da capacidade de toda uma equipa, esta foi também a primeira de uma senhora à geral num evento do Campeonato Nacional de Ralis, e também por isso, uma vitória histórica. Todavia, este primeiro lugar na prova do Clube Automóvel da Marinha fez mais ainda: permitiu que a Porsche ascendesse ao terceiro lugar no ranking das marcas com mais vitórias no principal Campeonato de Ralis português, somando agora 37 sucessos, e igualando a Renault.
Este número é revelador das capacidades dos modelos alemães que, além de toda a espectacularidade que emprestam a qualquer evento em que marcam presença, têm marcado fases importantes dos ralis em Portugal, e são também parte da história de uma competição que se disputa no nosso país desde 1966.
No tocante às vitórias por marca, somam-se 37 triunfos para a Porsche, tantos quantos os assegurados pela Renault. No topo da classificação está a Ford, com 113 vitórias, seguida da Peugeot com 61 Triunfos.
Dos pilotos que venceram provas do Campeonato Nacional de Ralis ao volante de unidades Porsche, destaque natural para Américo Nunes (18 vitórias), seguido de Giovanni Salvi (6), António Borges (4), surgindo logo abaixo José Pedro Fontes que está empatado com Mário Silva, ambos com dois sucessos. Entre os outros vencedores “Porsche” estão Mabílio de Albuquerque, Basílio dos Santos, Mário Figueiredo, José Lampreia e Henri Toivonen, todos com um triunfo.
Por tudo isto, José Pedro Fontes só pode sentir uma enorme satisfação pelo triunfo alcançado na Marinha Grande, e que o piloto considera “o resultado do magnífico trabalho de toda uma equipa. Por outro lado, os números de vitórias da marca provam também que a aposta que fizemos no Porsche 997 GT3 estava correcta e os resultados estão à vista.”
CAMPEONATO NACIONAL DE RALIS
VITÓRIAS POR MARCA:
1º Ford – 113
2º Peugeot – 61
3ºs Porsche e Renault, 37
5º Lancia, 34
6º Opel, 25
7ºs Mitsubishi e Toyota, 23
8º Datsun, 19
9º Fiat, 16
10ºs Citroen e Subaru, 15
12º Austin, 12
13ºs BMW e Skoda, 8
15º Morris, 5
16ºs Audi, Mazda e VW, 3
19º Vauxhall, 2
20ºs Lotus, NSU e Saab, 1
VITÓRIAS POR PILOTO:
1º Américo Nunes, 18
2º Giovanni Salvi, 6
3º António Borges, 4
4º José Pedro Fontes e Mário Silva, 2
5º Mabilio de Albuquerque, Basilio dos Santos, Mário Figueiredo, José Lampreia e Henri Toivonen, 1